Saúde

HGL recebe aparelhos que devem ampliar os atendimentos a pacientes cirúrgicos

São aparelhos de anestesia que permitem procedimentos anestésicos mais seguros

Foto: Secom/PML
Número de cirurgias deve ser ampliado, segundo o hospital.

A Prefeitura de Linhares comprou dois novos equipamentos para o Hospital Geral de Linhares (HGL). Segundo médicos, a nova tecnologia vai dar a possibilidade de atender um número maior de pacientes que precisarem passar por cirurgias. O investimento foi de R$ 425 mil.

São dois aparelhos de anestesia completos e, segundo a prefeitura, estão entre os mais modernos do mercado. Os equipamentos permitem que, em casos de cirurgias mais complexas, procedimentos anestésicos sejam feitos com mais segurança. 

Também chamados de carros de anestesia, os aparelhos servem para administrar gases durante a anestesia inalatória. Durante o procedimento, monitora todas as funções do paciente.

Foto: Secom/PML
Médicos foram treinados para trabalhar com os novos aparelhos.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os nove médicos anestesiologistas que trabalham no hospital foram treinados pela empresa que fabricou o equipamento.

“Com os aparelhos, estamos aptos a aumentar o número de cirurgias feitas atualmente. Além de nos possibilitar a realização de procedimentos mais complexos e, no futuro, fazermos qualquer tipo de cirurgia no hospital”, disse o coordenador do Serviço de Anestesiologia do HGL, o médico Antônio Santo Biancardi Junior.

Em dezembro de 2019, o centro cirúrgico do hospital voltou a funcionar depois de passar por obras de readequação. A manutenção foi feita com recursos do município. Segundo a diretora Geral do HGL, Maria Bernardete Braz, o hospital está equipado para cirurgias de alta complexidade. “Com a aquisição dos novos equipamentos, vamos aumentar a oferta de cirurgias eletivas [sem urgência] para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, garantiu.

Pontos moeda