Saúde

Hospital de Cachoeiro será o único na região a oferecer exames de cintilografia

Juntos, a obra e o equipamento custarão cerca de R$1,5 milhão. A aquisição do equipamento foi feita com recurso parlamentar

Foto: Divulgação

O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) vai realizar exames de cintilografia. A instituição é a única no Sul do Estado a contar com o equipamento, que vai incrementar o serviço de medicina diagnostica já que ela será utilizada nas áreas oncológicas, cardíacas e de doenças respiratórias.

De acordo com o médico radio oncologista e diretor clínico da instituição, Bruno Resende, a chegada do equipamento significa um marco no parque diagnostico do hospital. “O exame de cintilografia é de suma importância e agora vamos conseguir oferece-lo aos nossos pacientes”, destaca.

O equipamento chegou ao hospital no fim de 2019 e o local que a abrigará ainda passa por obras e adequações. A previsão é que tudo esteja pronto em março de 2020, porém o funcionamento da cintilografia depende de credenciamentos uma vez que a oferta será para pacientes particulares, convênios e também pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esse aparelho será o único instalado em Hospital no Sul do Espirito Santo e atenderá a toda população da região”, explica o superintendente do HECI, Wagner Medeiros Junior.

Exame

A cintilografia é um exame de medicina nuclear que utiliza doses mínimas de substâncias radioativas no diagnóstico de diversas patologias. É um método de diagnóstico por imagem amplamente utilizado na detecção e acompanhamento de doenças.

O estudo é feito a partir do modo como a doença altera o corpo do ponto de vista funcional, farmacológico, bioquímico e molecular. Deste modo, estes exames evidenciam problemas em órgãos internos mais precocemente do que os outros métodos de imagem.

Pontos moeda