Saúde

Por que ar-condicionado e ventilador podem desencadear doenças respiratórias?

Equipamentos precisam de manutenção e limpeza adequadas para não causarem danos à saúde

Foto: Divulgação

Já virou tradição: basta as temperaturas subirem para que comecem as discussões dentro das empresas e, até mesmo dentro de casa. É que ao longo do verão, muita gente opta pelo uso de ventiladores e aparelhos de ar condicionado para ajudar a refrescar o ambiente. O problema é que, às vezes, esses eletrônicos prejudicam muito a saúde. 

"Esses aparelhos podem causar o ressecamento das vias aéreas e, com isso, diminuem as defesas naturais do corpo. Fica mais fácil desenvolver resfriados e doenças respiratórias, como rinite, sinusite e até pneumonia", alerta a médica otorrinolaringologista da Universidade de São Paulo (USP) Dra. Maura Neves.

Com as vias aéreas ressecadas, as mucosas deixam de filtrar vírus e bactérias que acabam entrando no organismo. Manter a hidratação em dia é essencial ao longo de todo o ano, mas sob o risco de ressecamento das mucosas, é preciso redobrar a atenção com a quantidade de líquidos ingerida.

O choque térmico causado pela diferença de temperatura interna e externa também não faz bem. "O ideal é manter o ambiente a uma temperatura de 23°C. Nunca abaixo ou acima disso", diz Dra. Maura, que destaca que esta é uma indicação da própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e vale para o carro, casa e trabalho.

Para evitar que doenças sérias comprometam o verão, Dra. Maura sugere organização e planejamento. Dessa forma, é possível, semanas antes das grandes ondas de calor chegarem, realizar a higiene adequada tanto nos filtros do ar condicionado quanto nas hélices e grades do ventilador. "O ventilador, quando sujo, acumula poeira, ácaros, fungos, vírus e bactérias que podem ser nocivos à saúde. Usá-lo sem a correta higienização pode desencadear espirros e até crises mais sérias", diz.

Prevenção

Além de higienizar corretamente os aparelhos antes do uso e caprichar no consumo de água durante o verão, o uso de soro fisiológico 0,9% para lavar as narinas faz toda a diferença na hora de evitar o ressecamento das mucosas e a contaminação por micro-organismos.

"O soro pode ser nebulizado diretamente nas narinas, por meio de aplicador próprio da embalagem ou conta-gotas, ou ainda ser vaporizado no inalador por 15 minutos por dia - pela manhã e antes de dormir", orienta Dra. Maura.

Doenças associadas

Algumas enfermidades podem ser desencadeadas pelo mau uso do ventilador ou do ar condicionado:

Doença do Legendário: causado por bactéria, causa uma pneumonia bem grave.

Asma: é uma doença inflamatória crônica nas vias respiratórias. Causa falta de ar, cansaço, chiado, aperto no peito e grande mal-estar.

Rinite: quando alérgica, infecciona a mucosa nasal e causa sintomas parecidos com os da gripe, como espirros, coriza fluída, coceira nas vias aéreas, congestão nasal, irritação nos olhos etc.

Pontos moeda