Saúde

Teste de covid: Cariacica abre 900 vagas nesta sexta. Veja outras cidades que estão agendando

Prefeitura vai disponibilizar os exames por meio de agendamento prévio na internet e os testes serão feitos neste final de semana; Serra estreia serviço de testagem sem agendamento nas UPAs de Carapina e de Castelândia

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução

A cidade de  Cariacica abre nesta sexta-feira (21), a partir das 14h, mais 900 vagas para agendamento de testes rápidos para detecção de covid-19. A testagem será feita no final de semana.

No sábado (22), os testes serão feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Santa Bárbara, Flexal e Itaquari. No domingo (23), a testagem será nas UBS de Cariacica-Sede, Flexal e Itaquari.

Devido à alta procura por esses exames, a oferta de exames está sendo feita mediante agendamento prévio. O agendamento pode ser feito no endereço agendamento.cariacica.es.gov.br. É preciso fazer um cadastro prévio.

Em Vitória, a Secretaria de Saúde da capital disponibiliza diariamente 470 vagas para a realização do teste rápido de Covid-19, durante a semana, por meio do agendamento on-line. O serviço é aberto todo os dias, às 15h.

A testagem poderá ser feita pela população em geral, sem requisição médica, e o agendamento pode ser feito pelo link agendamento.vitoria.es.gov.br ou aplicativo Vitória Online, selecionando a opção "Teste Covid-19".

O teste rápido de antígeno é realizado nas unidades de saúde de Santo André, Forte São João, Santa Martha, Jardim Camburi, Santa Luiza, Maria Ortiz, Jabour, Alagoano, Ilha das Caieiras, Maruípe, Jardim da Penha e Conquista e no Tancredão. O resultado do exame sai em até 20 minutos.

Em Vila Velha, os testes também são feitos mediante agendamento on-line. As vagas são sempre para o dia seguinte. A agenda desta sexta será aberta a partir das 16h para oferta de testagem neste sábado (22) no Ginásio do Tartarugão, das 9h às 15h. Não há testagem por livre demanda.

São 1.330 vagas disponibilizadas diariamente no site da prefeitura para coleta do teste antígeno que, durante a semana, acontece nas unidades Ibes, Vila Nova, Vila Batista, Jardim Marilândia, Barra do Jucu, Barramares, Ponta da Fruta, Araçás, Terra Vermelha, Ataíde, São Torquato e Tartarugão.

Na Serra, neste sábado (22), das 7h às 19h, a prefeitura vai estrear seu serviço de testagem sem agendamento nas Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) de Carapina e de Castelândia. Uma tenda será montada em anexo às unidades para atender, diariamente, 400 pessoas, em cada local. Haverá distribuição de senhas conforme a capacidade de atendimento. Essa ampliação no serviço de testagem rápida será permanente, de domingo a domingo, até o início de março.

A cidade realiza 150 testes rápidos mediante agendamento na faculdade Multivix/Serra, em Colina de Laranjeiras, sempre de segunda a quinta, das 9h às 16h e, na sexta-feira, das 9h às 14h. O agendamento deve ser feito pelo site gti.serra.es.gov.br/saude

Haverá ainda neste sábado (22), das 8h às 16h, ações de testagem rápida para a Covid-19 com agendamento em diversos pontos, no município. O agendamento foi aberto na manhã desta sexta (21). Serão cerca de 600 testes disponíveis, entre as unidades regionais de saúde de Feu Rosa, Novo Horizonte, Serra Dourada, Serra Sede; e a Arena Jacaraípe, em Jacaraípe. Para ter acesso ao serviço será exigida a apresentação do comprovante de agendamento, impresso ou digital, do documento pessoal com foto, CPF ou cartão do SUS.

Já o teste RT-PCR pode ser feito na Serra, sem agendamento, no Laboratório Central, em anexo à Maternidade de Carapina, em Jardim Limoeiro. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h ao meio-dia, e das 14h às 18h. O resultado sai em até 72 horas. Mais informações pelo 3338-6869.

As unidades de Saúde do município também realizam testes de acordo com o atendimento médico e a capacidade instalada de cada unidade.

Em Viana, a partir de segunda-feira (24), a testagem para detecção da Covid-19, na Policlínica, em Marcílio de Noronha, e na Unidade de Saúde de Vila Bethânia, será realizada por agendamento.

Serão disponibilizados 200 testes diários para cada unidade. Os interessados deverão realizar o agendamento na plataforma www.vacinaeconfia.es.gov.br/cidadao/



Pontos moeda