Saúde

Coronavac: vacina contra covid em crianças deve ter intervalo de 15 dias de outros imunizantes

Resolução que estabelece regras para a vacinação no Espírito Santo foi publicada nesta sexta-feira

Foto: Gabriel Werneck/PMV

A resolução que regulamenta a vacinação de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos contra a covid-19 com o imunizante Coronavac foi publicada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), nesta sexta-feira (21).

Entre as recomendações, está a de que a vacina seja aplicada com intervalo de 15 dias dos outros imunizantes que fazem parte do calendário vacinal. 

A vacina da Coronavac deverá ser aplicada em duas doses de 0,5 ml cada. Para isso, deverá ser respeitado um intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda dose. 

LEIA TAMBÉM: Vacinação de crianças e adolescentes com Coronavac deve começar até sábado no ES

A resolução determina que os profissionais de saúde devem, antes da aplicação da dose, informar aos responsáveis pelas crianças e adolescentes que se trata da vacina contra a covid-19 da Coronavac, os principais sintomas e reações esperados após a vacinação, além de mostrar a seringa utilizada para a aplicação com o volume a ser aplicado.

As vacinas devem ser aplicadas seguindo as recomendações da Anvisa. A Sesa reforçou que a aplicação não é recomendada para crianças e adolescentes imunossuprimidos, isto é, pessoas que fazem tratamentos para doenças autoimunes como lúpus, artrite reumatoide, doença de Crohn, anemia hemolítica, espondiloartrites, artrite psoriásica, esclerose sistêmica, síndrome de Sjögren, miopatias inflamatórias e as vasculites, entre outras.

A Anvisa aprovou no início da tarde desta quinta-feira (20) o uso da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, que não sejam imunocomprometidos. A aprovação foi por unanimidade.

Pontos moeda