Saúde

Covid e gripe: saiba onde se vacinar na Grande Vitória

A orientação das autoridades em Saúde é que a população mantenha em dia o calendário de vacinas para prevenção das doenças

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Prefeitura de Cariacica / Claudio Postay

Em meio à pandemia de covid-19, o Espírito Santo passa por mais um momento delicado na saúde: a epidemia de gripe. Para ambas doenças, continuam as campanhas de vacinação em todo Estado.

Em Cariacica, nesta segunda-feira (10), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) retoma a vacinação contra a gripe e covid-19 no Faça Fácil, no bairro Santo André, próximo ao Terminal de Campo Grande. 

A imunização acontecerá até o dia 21 de janeiro, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.

No local serão imunizados todos os públicos da campanha contra a covid-19 e pessoas acima de seis meses de idade que não tenham se vacinado contra a gripe em 2021.

A vacinação sem agendamento em Cariacica também acontece em 19 Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira. Confira os horários e os locais:

Das 7h30 às 15h30, nas UBS de Campo Verde, Cariacica-Sede, Itapemirim, Jardim Botânico, Mucuri, Nova Brasília, Nova Canaã, Nova Rosa da Penha II, Novo Brasil, Oriente, Padre Gabriel e Porto de Santana.
Das 7h30 às 18h30, nas UBS de São Francisco, Santa Fé, Bela Aurora, Valparaíso, Santa Bárbara e Itaquari.

Em Vitória, foram abertas novas vagas de agendamento para vacinação contra a influenza e covid-19. O agendamento pode ser feito neste link ou pelo aplicativo Vitória Online.

Há vagas de agendamento disponíveis para:

•Primeira dose em adolescentes com idade entre 12 e 17 anos;
•Segunda dose da Pfizer, para quem recebeu a primeira até 18/11;
•Segunda dose da CoronaVac, para quem recebeu a primeira há 28 dias ou mais;
•Dose de reforço para pessoas com idade entre 18 e 59 anos, que receberam a segunda ou dose única até 14/09;
•Dose de reforço para pessoas com 60 anos ou mais, que receberam a segunda ou dose única até 18/10;
•Doses para imunização contra Influenza.

Confira a programação:

De segunda (10) a sexta-feira (14): Maanaim Vitória, Igreja Batista em Jardim da Penha e Unidades de Saúde Andorinhas, Santo Antônio, Maria Ortiz, Santa Luiza, Conquista, Ilha das Caieiras, Santa Martha, São Cristóvão, Fonte Grande, Ilha do Príncipe, Do Quadro e Grande Vitoria.
Segunda (10), quarta (12) e sexta-feira (14): Unidade de Saúde do Centro de Vitória;
Terça (11), quarta (12) e quinta-feira (13): Igreja Presbiteriana de Jardim Camburi (atrás do antigo Cerimonial Lago de Garda) e Unidade de Saúde Praia do Suá;
Terça (11), quinta (13) e sexta-feira (14): Unidade de Saúde Ilha de Santa Maria.

Em Viana, a vacinação para gripe, covid e outras de rotina podem ser administradas por livre demanda em todas as 18 unidades de saúde do município, das 8h às 15h, de segunda à sexta-feira,

Além disso, o Projeto Viana Vacinada inicia uma nova fase da pesquisa, após conseguir comprovar cientificamente que a aplicação de meia dose da vacina AstraZeneca/Fiocruz tem efetividade contra a covid-19 semelhante à prescrição padrão.

Agora, toda a população de Viana de 18 a 49 anos, mesmo que não tenha sido voluntária nas etapas anteriores do estudo, está convidada para tomar outra meia dose, como reforço.

O "Dia D" de mobilização está marcado para domingo (16). Inclusive, pode participar quem recebeu a dose convencional dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer.

A meia dose já está sendo oferecida em todos os postos de vacinação do município. O Dia D de Mobilização está sendo organizado pela Prefeitura de Viana nos Cemei Manoel Evêncio de Oliveira, em Nova Bethânia; Cemei Maria de Lourdes Coutinho Passos, em Vila Bethânia; EMEF Marcílio de Noronha, em Marcílio de Noronha; EMEF Orestes Souto Novaes, em Jucu, e na EMEF Padre Antunes Siqueira, em Viana Sede.

Em Vila Velha, para aqueles que desejam agendar horário e local para se imunizar contra a Covid-19, a prefeitura disponibilizou vagas para primeira, segunda e terceira doses da vacina. 

As vacinas serão administradas no Tartarugão e na Unidade de Saúde de Vila Nova.

Além desses locais, a oferta para vacinação contra a covid e a influenza será disponibilizada por livre demanda, ou seja, sem agendamento no Centro Integrado (Verão Seguro), na Praia de Itapuã, de 9h às 17h, com vagas limitadas. 

Para vacinar apenas contra influenza, o morador poderá procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, das 7 às 15h.

Na cidade da Serra, a vacinação tanto contra o novo coronavírus quanto contra a gripe, acontece sem agendamento, de segunda a sábado, nas unidades de saúde dos bairros. Nesse caso, a Saúde da Serra orienta as pessoas a buscar informações sobre o imunizante e horário da sala de vacina.

No shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, também estão sendo aplicadas vacinas sem agendamento. O serviço acontece de segunda a sexta, das 9h às 17 horas, e aos sábados, das 10h às 17h. É necessário levar documento pessoal com foto, além do CPF ou cartão do SUS.

Nesta segunda (10), às 18h, a Prefeitura da Serra disponibiliza 4.265 novas vagas de vacina contra a Covid-19, em mais um agendamento pelo site da prefeitura. 

Há oportunidades para todos os imunizantes, grupos e doses. Quem participar desse agendamento receberá o imunizante na quarta (12), quinta (13) e sexta (14), nas unidades de saúde e no shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras.

Lembrando, sempre, que para garantir a imunização, é necessário tomar a D1, D2 e a dose de reforço. Vacinação incompleta não garante a proteção.

Os prazos para quem quer receber a segunda dose (D2) são: 

Pessoas que receberam a Comirnaty/Pfizer/Biontech até 17/11/2021;
Pessoas que receberam a CoronaVac/Butantan até 15/12/2021;

Agora, o reforço:

- Pessoas com 60 anos de idade ou mais que receberam a segunda dose – ou a dose única – há três meses (até 12/10/2021), independente do imunizante aplicado a época;
- Pessoas com alto grau de imunossupressão que receberam a segunda dose ou dose única há 28 dias (até 15/12/2021), independente do imunizante a época;
- Pessoas de 18 até 59 anos, após quatro meses da última dose do esquema vacinal primário dos imunizantes AstraZeneca, CoronaVac, Janssen e Pfizer (12/09/2021);



Pontos moeda