Saúde

ES terá teste rápido gratuito para gripe a partir de fevereiro

Secretário Nésio Fernandes diz que a estratégia acontece por causa da escalada de casos de influenza e presença da variante Ômicron no Espírito Santo

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / Pexel
ATUALIZAÇÃO: Reportagem atualizada após a Secretaria de Saúde informar o quantitativo de testes que serão adquiridos. 

O Espírito Santo passará a oferecer testes de influenza, a conhecida gripe, na rede pública a partir de fevereiro. A novidade foi anunciada pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante coletiva de imprensa na tarde de segunda-feira (17). 

"Os testes de antígeno para a detecção de influenza devem estar chegando ao Estado entre os dias 27 e 30 deste mês e estarão disponíveis a partir do início do mês de fevereiro", reforçou.

Ele explicou que a estratégia acontece diante da escalada de casos de gripe em paralelo com a pandemia de covid-19. Como os sintomas iniciais das doenças são parecidos, a testagem vai servir para que a população diferencie as infecções.  Além disso, a Fiocruz confirmou a presença da variante Darwin, uma cepa da gripe extremamente contagiosa e com alta transmissibilidade.

LEIA TAMBÉM

>>> ES recomenda suspensão do Carnaval e de grandes eventos

A remessa de testes vai chegar ao Espírito Santo até o final de janeiro. Segundo Fernandes, eles estarão disponíveis nos serviços de urgência e emergência  e também em toda a rede de testagem já montada para detecção de covid-19.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) informou que está em processo para a compra de 200 mil testes de antígeno para influenza. A previsão é que sejam adquiridos os chamados kits imunocromatográfico rápido para detecção qualitativa simultânea de antígenos de Influenza A e Influenza B, em amostra única de coleta nasal, orofaríngea e nasofaríngea, com emissão de resultados em aproximadamente 15 minutos, exame similar ao realizado para diagnóstico da covid-19. 

A distribuição aos municípios e serviços de saúde será definida em documento elaborado pela equipe técnica da secretaria. A Sesa afirmou que os critérios para testagem ainda está sendo analisado.

Variante Darwin no ES

A nova variante de gripe, chamada Darwin, — uma das linhagens do vírus H3N2 — já circula no Espírito Santo. A informação foi confirmada pelo secretário Nésio Fernandes, em coletiva na tarde desta segunda-feira (17).

"Nós vivemos ainda um cenário da nova curva em concomitância com epidemia de influenza, que ainda não acabou. A Fiocruz confirmou a circulação da variante Darwin no Espírito Santo, o que já era um cenário previsto e adotado como fato ao longo das análises de cenários. Isso redobra a necessidade de alerta e cuidados em toda população", disse o secretário.

Segundo Nésio, o Espírito Santo ainda vive um momento de aceleração rápida da curva de casos. Sete municípios registram mais de 10 casos por mil habitantes: Vitória, Ponto Belo, Linhares, Rio Bananal, Mucurici, São Gabriel da Palha e Guarapari.

"Vivemos um momento de aceleração rápida da curva de casos. Sete municípios alcançam uma taxa de incidência superior a dois dígitos em números de casos por mil habitantes. Nos demais, um percentual importante deles já se encontra em franca fase de aceleração. Desta forma, nós reconhecemos que ainda existe uma possibilidade de comportamento do crescimento da curva de casos muito superior ao observado até o momento", disse o secretário.




Pontos moeda