Saúde

Janeiro Branco: conheça a campanha sobre a saúde mental

A campanha criada em 2014 chama a atenção para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional

Foto: Divulgação

Apenas 51% dos membros da OMS relataram que suas políticas de saúde mental estavam de acordo com o indicado pela instituição - dado muito abaixo da meta de 80% para 2020, segundo o Atlas da Saúde Mental.

Neste mesmo cenário, uma pesquisa realizada pelo PoderData no ano passado mostrou que quase 4 em 10 brasileiros tiveram piora na saúde mental durante o período da pandemia de Covid-19.

É neste contexto que entra a Janeiro Branco, campanha que aproveita o início do ano para levantar a questão tão relevante de chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

Entenda o que é Janeiro Branco

A campanha foi criada por voluntários do Instituto Janeiro Branco em 2014. O nome é simbólico e representa o primeiro mês do ano, em que as pessoas culturalmente propõem para si novas metas e recomeços.

De acordo com o criador Leonardo Abrahão, “como uma folha ou uma tela em branco, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou reescreverem suas próprias histórias de vida”.

O que é Saúde Mental

Segundo a OMS, a saúde mental vai muito além da ausência de doenças mentais.

A Saúde Mental é um estado de bem-estar, em que uma pessoa é capaz de apreciar a vida, trabalhar e contribuir para o meio em que vive, ao mesmo tempo em que administra suas próprias emoções - sejam ruins, sejam boas.

Leia também: Atendimento psicológico: saiba onde se consultar gratuitamente na Grande Vitória 

Pessoas mentalmente saudáveis, portanto, são capazes de compreender que todos têm defeitos e que devem haver limites nas relações humanas. Vivenciam normalmente sentimentos como tristeza, raiva, alegria, euforia, amor, excitação e frustração.

Indivíduos com a saúde mental em dia, ainda segundo a OMS, enfrentam desafios e pedem ajuda quando não são capazes de fazê-los.

Como promover a Janeiro Branco

Nos moldes de campanhas mais tradicionais como Outubro Rosa e Setembro Amarelo, a Janeiro Branco promove palestras, oficinas, cursos, caminhadas e abordagens de pessoas em diferentes locais.

Ainda, a campanha disponibiliza materiais gratuitos para impressão, publicação e divulgação: cartazes, camisetas, bottons, faixas, marcadores de livros, folhetos e até posts para redes sociais.

O Instituto Janeiro Branco disponibiliza também um blog oficial, com dicas de atividades para a campanha, textos sobre cuidados com a saúde mental, demandas e políticas públicas sobre o assunto.

Como cuidar da saúde mental

Os cuidados com a saúde mental são diários. A Janeiro Branco destaca que é preciso:

Manter as relações humanas. Essencialmente, as pessoas são seres sociais e da comunicação. É preciso ter com quem falar e dividir os sentimentos do dia a dia.

Praticar exercícios físicos. A prática dessas atividades regula a produção de endorfina, substância natural produzida pelo cérebro que atua nas emoções, reduzindo a ansiedade e diminuindo as chances de desenvolver a depressão.

Manter uma alimentação saudável. Consumir os alimentos adequados favorecem a disposição e o bem-estar. É fundamental evitar o excesso de álcool e o consumo de tabaco.

Reservar um tempo para o lazer. O autocuidado anda de mãos dadas com a saúde mental. Separar um momento para se fazer o que gosta é muito importante.

Procurar ajuda. Estresse, abatimentos, grandes rupturas e outros sintomas precisam da orientação de um profissional.

Quer se aprofundar nos cuidados com nossa saúde mental? Fizemos um conteúdo completo com orientações de especialistas. Confira!

Pontos moeda