Saúde

Depilação com cera é eficaz e segura?

Especialista explica os benefícios do procedimento e comenta porque a depilação com lâminas não é indicada

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Durante o verão, a procura por clínicas de depilação tende a aumentar. Uma das técnicas mais procuradas para a remoção dos pelos é a depilação com cera, que remove os fios pela raiz, deixando a pele com um aspecto liso. Contudo, algumas pessoas têm dúvidas a respeito dos benefícios do procedimento. 

A esteticista-especialista em depilação e micropigmentação, Sueli Cardoso, comenta que entre os diversos tipos de cuidados da mulher com o corpo, a depilação a cera é um dos preferidos e mais comuns.  "O procedimento proporciona um toque mais suave e delicado da pele, ajuda a retirar células mortas, elimina os pelos pela raiz, além de fazê-los crescerem mais finos", disse a especialista.

Por que não utilizar lâminas?

De acordo com Sueli Cardoso, diferente da cera (que extrai o pelo pela raiz), o uso de lâminas deixa a pele mais áspera, porque elas cortam o fio pela metade. O que também pode causar desconforto durante o crescimento.

Por que os pelos crescem mais finos após a depilação com cera?

De acordo com a esteticista, a cera atinge a raiz do pelo, enfraquecendo o fio, o que prolonga o processo de crescimento dos pelos, que pode durar até 25 dias. 

"A necessidade de fazer depilação vai ficando cada vez mais espaçada porque a retirada dos fios com a cera vai destruindo as raízes dos pelos. Esse processo demanda que a mulher faça uso desse método de forma única, ou seja, evite o uso de lâminas entre os procedimentos", destacou Cardoso. 

Cuidados 

A especialista indica que a depilação seja feita com a cera morna, porque no momento em que o produto toca a pele, algumas células mortas são removidas, causando uma leve esfoliação. "É preciso escolher um bom local para realizar o procedimento, com um profissional em depilação, pois um serviço de alto padrão e qualidade não causa manchas e nem queimaduras na pele das clientes", alertou. 



Pontos moeda