Saúde

Dia D: vacinação contra o sarampo será no próximo sábado. Saiba onde se vacinar!

O público-alvo são crianças de 5 a jovens de 19 anos. Serão imunizados aqueles que não receberam nenhuma ou apenas uma dose da vacina tríplice ou tetra viral, quem perdeu o cartão de vacinação ou aqueles que não sabem se estão com esquema vacinal completo

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vila Velha

O "Dia D" da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo será no próximo sábado (15). O objetivo é alertar os pais e responsáveis sobre o risco de não vacinar os filhos.

No Brasil, o Ministério da Saúde estima imunizar 3 milhões de pessoas. Já no Espírito Santo, a meta da Secretaria Estadual de Saúde é a vacinação de 39.927 crianças e jovens nas 493 salas de vacinas disponíveis no Estado todo. A campanha começou na segunda-feira (10) e segue até o dia 13 de março. 

Confira abaixo onde se vacinar:

Vitória

Na capital, o Dia D será de 8h às 17h, em todas as 28 unidades de saúde. As pessoas podem se dirigir espontaneamente à US mais próxima de sua residência ou marcar o horário da vacinação através do agendamento online.  Em Vitória, a cobertura vacina para sarampo entre crianças de até 1 ano é de 109,71%.

Vila Velha

Em Vila Velha, a campanha vai ocorrer em 17 unidades de saúde do município, das 7h às 16h30, de segunda a sexta-feira, à exceção dos postos da Prainha e Jardim Colorado. O Dia D está previsto para 15 de fevereiro.

Serra

Na Serra, o Dia D de mobilização contra o sarampo será nas unidades de saúde de Serra-Sede, Planalto Serrano A, Serra Dourada, Porto Canoa, Feu Rosa, P.R. Laranjeiras, Boa Vista, José de Anchieta, Novo Horizonte, Jacaraípe, Nova Almeida, São Diogo e Carapina Grande. Das 8h às 16h.

De segunda a sexta-feira, as doses estão disponíveis nas demais unidades de saúde da Serra. O horário de vacinação nas Unidades Regionais de Saúde é das 8 às 16h. Já nas unidades básicas, a vacinação acontece de acordo com o horário da Sala de Vacina de cada uma delas.

Cariacica

Em Cariacica, inicialmente, as doses estarão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30, nas unidades de saúde de Bela Vista, Nova Rosa da Penha II, Nova Brasília, Oriente, Rio Marinho, Jardim América, Santa Fé, São Francisco, Porto de Santana, Itapemirim e Jardim Botânico.

Já o dia D acontece em 15 de fevereiro, entre 8h e 16h, nas seguintes unidades: Bela Vista, Rio Marinho, Santa Fé, Oriente, Nova Rosa da Penha II, Jardim América, Porto de Santana, Bela Aurora, Nova Canaã, Cariacica Sede e Novo Brasil.

Viana

No município de Viana, o atendimento no Dia D será das 8h às 16 horas, nas unidades de saúde de Canaã, Ipanema, Industrial, Marcílio de Noronha I, Marcílio de Noronha II, Nova Bethânia I, Nova Bethânia II, Primavera, Soteco, Universal, Viana Sede, Vila Bethânia, Araçatiba, Areinha, Bom Pastor, Jucu e Morada de Bethânia. 

Guarapari

Na cidade de Guarapari, a imunização está disponível das 7h às 14h, em todas as unidades de saúde que possuem sala de vacinação. No dia 15 de fevereiro, acontece o Dia “D” da campanha, com as unidades Centro Municipal de Saúde, Roberto Calmon, Caic e Setiba funcionando das 8h às 16h.

Cachoeiro de Itapemirim

Em Cachoeiro de Itapemirim, todas as unidades básicas de saúde receberão o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde. A ação também ocorrerá no Pavilhão da Ilha da Luz, no Mutirão da Cidadania. O horário de funcionamento na área urbana será de 8h às 17h, e no interior, das 9h às 16h.

Além das unidades de saúde e do Mutirão da Cidadania, a vacinação estará disponível no Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), localizado no bairro Baiminas, que abriga, temporariamente, os serviços da sala de vacinas do Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu (em reforma).

A doença

O sarampo é uma doença viral de elevada contagiosidade, cuja transmissão ocorre por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar e falar. Casos graves podem levar ao óbito.

Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza, congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.

Reforço da vacina contra febre amarela

Outra estratégia definida pela Secretaria da Saúde (Sesa), em conjunto com os municípios, será a intensificação da vacinação contra a febre amarela em crianças de 4 a 7 anos, durante esta primeira etapa da campanha contra o sarampo.

Caderneta

É imprescindível levar a caderneta de vacinação para avaliação e anotação das equipes de vacinadores. Dentro da estratégia de cobertura vacinal definida pelo Ministério da Saúde, novas etapas da campanha contra o sarampo terão prosseguimento neste anos com público alvo nas seguintes faixas: de 30 a 59 anos.

Público-alvo

A campanha é seletiva, com público-alvo definido pelo Ministério da Saúde para crianças de 5 a jovens de 19 anos. Serão imunizados aqueles que não receberam nenhuma ou apenas uma dose da vacina tríplice ou tetra viral, quem perdeu o cartão de vacinação ou aqueles que não sabem se estão com esquema vacinal completo. 

Pontos moeda