Saúde

Uso excessivo de tablets e celulares faz aumentar os casos de miopia em crianças

Cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam problemas de visão

Foto: reprodução/pixabay
Crianças entre 2 e 5 anos de idade devem passar, no máximo, uma hora por dia diante das telas.

Não é raro se deparar com aquelas cenas de crianças concentradas mexendo em smartphones ou tablets. Segundo um levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam problemas de visão e o número está relacionado com o uso excessivo da tecnologia, porque as ferramentas eletrônicas estão contribuindo para o aumento da miopia entre as crianças. 

O hábito é uma ameaça à saúde. A doença se manifesta pela dificuldade da pessoa em enxergar com nitidez o que está mais distante.

A oftalmologista infantil Iara Tavares explicou que o uso da visão de perto estimula o crescimento do olho, ocasionando a miopia. “O uso prolongado de aparelhos eletrônicos que estimulam a aproximação da visão leva ao crescimento do olho, que por sua vez provoca a miopia”.

Além da dificuldade de enxergar de longe, a miopia pode provocar outros problemas oftalmológicos. “A miopia aumentada, ou seja, com mais de quatro graus, pode causar complicações que podem levar até à perda da visão”, esclareceu a especialista.

A Organização Mundial da Saúde (OMS,) recomenda que crianças entre 2 e 5 anos de idade passem, no máximo, uma hora por dia diante das telas, isso inclui celular, tablet, celular e TV. A entidade também alertou que bebês com menos de 12 meses de vida não devem passar nem um minuto na frente de dispositivos eletrônicos.

TRATAMENTO

O tratamento para a miopia é feito com uso de óculos e, em alguns casos, colírio para evitar a progressão do problema. A cirurgia é recomendada em alguns casos, mas somente em adultos.

SINAIS

Os pais devem ficar atentos quanto aos primeiros sinais de miopia. A dificuldade de enxergar de longe é o principal sintoma, portanto se a criança, mesmo quando estimulada, não enxergar pessoas ou objetos que estiverem mais distantes, é preciso levá-la ao oftalmologista.

Mesmo se não apresentarem nenhum problema aparente, crianças com até 6 anos devem ser levadas ao oftalmologista anualmente.

Pontos moeda