Saúde

Volta às aulas: como manter a higiene bucal na escola ?

Especialista dá dicas de como ensinar as crianças a cuidarem do sorriso mesmo fora de casa

Foto: Divulgação

No período de volta às aulas, os pais ficam muito atarefados com o material escolar, horário, uniforme e a logística de levar e buscar os filhos. Mesmo com tudo isso é importante não esquecer do cuidado com a higiene bucal das crianças na escola, evitando problemas bucais como a cárie e garantindo a saúde do sorriso.

Pensando nisso, a cirurgiã-dentista Brunna Bastos dá quatro dicas importantes para que os pais ensinem as crianças em casa a como escovar os dentes e as estimulem a manter o hábito também na escola, principalmente para as que estudam em período integral.

1. Montar kit de higiene bucal que incentive a escovação

Muitas vezes as crianças não se motivam a executar tarefas relacionadas a higiene como um todo, por isso é importante ter produtos lúdicos que as estimulem nesse sentido. Na hora de fazer a mochila das crianças é bom lembrar de colocar a necessaire com esses itens.

“Na linha infantil existem produtos como a escova que pisca por 60 segundos, que estimula a criança a escovar os dentes no tempo correto de escovação, uma vez que a escova só para de piscar após o término dos 60 segundos recomendados. Outro item é o flosser infantil, fio dental com cabo, que facilita a limpeza entre os dentes e introduz o hábito do uso do fio dental, principalmente, nesta fase em que estão desenvolvendo habilidades motoras”, explica.

2. Colocar o kit de higiene bucal dentro da lancheira

Para evitar que as crianças esqueçam de escovar os dentes ou não encontrem os produtos é recomendado que a necessaire com escova de dente, gel dental e fio dental estejam sempre na lancheira, próxima ao lanche preparado para o recreio, ficando de fácil acesso às crianças depois da refeição.

3. Montar um kit especial para quem está em tratamento ortodôntico

“Como o aparelho ortodôntico torna mais difícil a higienização dos dentes, propiciando o acúmulo de placa bacteriana, é importante ter cuidado especial com a escovação e o uso do fio dental, para manter os dentes e a gengiva saudáveis”, pontua.

Para facilitar a limpeza dos braquetes e dentes, os adultos podem investir em produtos próprios para quem usa aparelho, como palitos interdentais ou fio dental ortodôntico, este substitui o passa fio e torna mais fácil a limpeza.

4. Atenção ao consumo exagerado de alimentos ricos em açúcar

O açúcar de doces, bolachas e refrigerantes favorece a formação de lesões de cárie nos dentes, por isso os adultos devem estar atentos à alimentação das crianças, mesmo quando estão fora de casa, enviando lanches mais saudáveis e orgânicos para os pequenos comerem na escola.

Pontos moeda