Saúde

Unhas frágeis e quebradiças? Elas também precisam de atenção!

Farmacêutica dá dicas para cuidados com as unhas e o que fazer para elas ficarem mais fortes e saudáveis

Foto: Javi_indy - Freepik

Tanto se fala dos cuidados com a pele, o corpo, mas as unhas também precisam de cuidados. Segundo a farmacêutica, Juliana Mattos, as queixas de unhas fracas é de grande parte, principalmente, das mulheres, que para mantê-las sempre bonitas usam esmaltes com ativos químicos que agridem as unhas, para remover o esmalte usam acetona que também é muito prejudicial, sem falar em produtos de limpeza do dia a dia da rotina de uma casa.

“Incluir uma base fortalecedora nos cuidados é básico e essencial, pois elas possuem vitaminas e minerais selecionados que ajudam muito na nutrição, crescimento e desenvolvimento das unhas, e assim conseguem tratar até as mais ressecadas. E o ideal é que cada pessoa tenha a sua e a leve quando for à manicure, pois é uma forma também de proteger sua unha da química do esmalte e o fato dele ser compartilhado com outras pessoas”, orienta.

E os cuidados com as unhas vão além. A farmacêutica dá a dica para evitar remover o esmalte com acetona, pois se trata de um produto químico forte, que pode deixar as unhas sensíveis ainda mais fracas e ressecadas, ficando ainda mais propensas à quebra. O ideal é optar por removedores de esmaltes que não possuam a acetona na fórmula.

Outra dica da farmacêutica é manter as mãos e unhas sempre hidratadas, e quem puder tenha lado a lado um sérum específico para as cutículas. “Pode parecer frescura, mas esses cremes realizam uma hidratação imediata, reparam e nutrem a cutícula, além de desacelerar seu crescimento. Aposte em boas bases fortalecedoras e hidratantes. Com uso contínuo é possível perceber a diferença a curto prazo”, completa ela.

Pontos moeda