Saúde

Hemoes registra estoque abaixo do limite aceitável e precisa de doação de sangue

A unidade móvel do Hemocentro está disponível para percorrer condomínios, empresas e igrejas em busca de doações

Foto: Divulgação

O Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes), em Vitória, registrou estoque abaixo do limite aceitável, no início desta semana, em virtude das baixas doações de sangue que têm acontecido nos últimos dias.

Segundo informou a diretora técnica do Hemoes, Rachel Lacourt, a preocupação se dá pela velocidade na queda do estoque diário, que pode ter como consequência a falta de hemocomponentes para atender a demanda do Estado.

“A nossa preocupação é devido a velocidade na queda do estoque, uma vez que a reposição feita semanalmente não tem sido o suficiente. Caso essa tendência continue, a estimativa é de que dentro de pouco tempo não haverá hemocomponentes em número suficiente para atender a demanda do Estado”, explicou a diretora.

Só nesta terça-feira (24), a exemplo da situação do estoque, o sangue O negativo e positivo apresenta-se em nível crítico, com 10 bolsas de sangue O negativo, quando o ideal é de 26 bolsas; e de 99 bolsas de sangue O positivo, quando o ideal é de 140 bolsas.

Alternativas para doação com proteção

Desde o último dia 17, o Hemoes passou a agendar o horário para atender os doadores de sangue. A medida visa reduzir a circulação de pessoas na unidade para evitar aglomeração no local, reduzindo a possibilidade de transmissão do novo coronavírus.

Dessa forma, está limitado o número de pessoas dentro da instituição e proibido o acesso de pessoas que apresentarem sintomas de gripe ou resfriado, como febre, tosse, dores de garganta, coriza e dores de cabeça.

Entretanto, mesmo com a medida de proteção, as doações estão em queda. Diante disso, a direção do Hemoes vem buscando parcerias com igrejas, condomínios e empresas para ações de coleta externa, sempre priorizando a segurança do doador.

A unidade móvel do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) está disponível para percorrer condomínios, empresas, igrejas em busca de doações ao longo desses dias. O ônibus de coleta externa pode ser requerido por meio do e-mail [email protected]

Pontos moeda