Saúde

Como manter o seu local longe do Coronavírus e de outras bactérias?

O recomendado é higienizar superfícies com álcool 70%

Foto: Pixabay

A Personal organizer Rafaela Oliveira já notou a necessidade de manter os lugares que as pessoas mais passam seus dias longe das bactérias e do temido Coronavírus. Para a organizer, é preciso manter tudo desinfetado e perder mais tempo pensando em na saúde do que na beleza. Então, baseado em muitos estudos, a personal dá dicas valiosas em tempos de pandemia sobre o que deve limpar e como limpar.

Cozinha

Um dos lugares que mais merecem a atenção das pessoas, seja no escritório ou em casa.

Pia: deixe a pia seca, as bactérias e vírus se instalam em superfícies úmidas, em sua grande maioria. E não basta só passar o paninho, utilize um papel toalha com álcool 70%, eliminando as bactérias que se criam nesse ambiente e as que as pessoas trazem da rua, quando chegam em casa sedentas pelo copo de água e entra em contato com o local. Lavar com água sanitária também ajuda!

Esponja (a grande vilã): ela está praticamente na boca de todo mundo, pois lava os utensílios que são utilizados para as pessoas comerem. Descarte o quanto antes! É muito importante nunca deixar chegar ao ponto de criar fissuras ou mesmo os "poros" dilatarem muito. Também é necessária limpeza constante. Como? Leve a esponja ao micro-ondas molhada sobre um papel toalha por 1m20s. Se possível, separar uma esponja para a louça e outra para pia.

Lixo de pia: são muitas bactérias que se juntam por lá! É necessário tirar o lixo todos os dias, limpar a vasilha, além de produtos higienizadores, é ideal usar álcool 70% ou água sanitária.

Banheiro

Todo mundo chega da rua e vai direto para o banheiro apertado e traz o temido Coronavírus. Além dos inimigos naturais do lugar.

Pia: olha ela aí de novo! Mesmo procedimento, seca e limpa com álcool 70% ou água sanitária.

Escovas de dentes: você pega nela com as mãos, coloca a boca que acabou de desligar o telefone da empresa e vai escovar os dentes porque comeu um doce. Pronto! Já infectou a sua escova. Como limpar? Em meio copo de água, coloque meia xícara de vinagre branco com álcool e uma colher de sopa de bicarbonato e deixe a escova lá dentro do lado das cerdas para agir e depois faça o mesmo processo com o outro lado. Pronto! Ah! E sempre guarde sua escova bem seca e em um lugar fechado.

Casa e escritório

Existem pequenos cuidados, mas necessários nos dias de hoje, com essas superbactérias e vírus.

- Maçanetas e puxadores de janela e móveis: todo mundo chega, põe a mão e ninguém enxerga esses vilões. Agora é necessária a limpeza com álcool 70% todas as vezes que alguém chegar da rua, ou mesmo, pelo menos 2 a 3 vezes por dia nessas épocas de surto.

- Telefone: o seu celular, o telefone de casa ou o da empresa, todos eles estão totalmente expostos. Se utiliza muito o telefone e, principalmente, se não é só você usa, passe a cada 30 ou 40 minutos um papel toalha com álcool 70%. Isso é muito importante.

- Interruptores de luz: todo mundo também põe a mão e a gente nem liga, mas principalmente em locais com muitas pessoas como empresas, a limpeza deve ser feita pelo menos umas 3 vezes por dia com álcool 70%.

- Controle remoto/do ar condicionado: de novo todo mundo colocando a mão. Álcool neles!

- Teclado/mouse do computador: o cotonete vai ser seu amigo nos vãozinhos. Limpe com o maravilhoso amigo de sempre, o álcool 70%.

Atenção: os sapatos pisam em secreções e as coisas (canetas, lápis e até mesmo os celulares) caem no chão. Nunca imaginamos o que pode acontecer. Quando entrar em casa e no escritório, seria muito legal, ou tirar os sapatos, ou limpá-los com o álcool 70%. Lavem as mãos direitinho e vamos combater esse vírus!

Pontos moeda