Saúde

Oncologia estética: você sabe o que é?

Produtos são desenvolvidos para pacientes oncológicos e visam cuidar da pele, melhorando a autoestima e o bem-estar

Foto: Divulgação
Conheça seus benefícios e sua importância no tratamento da pele.

Se engana quem pensa que, ao realizar um tratamento oncológico, a vida não pode ser bela, a começar pelos cuidados com a pele. Foi pensando nessa necessidade que surgiu a oncologia estética. Essa área possui objetivos bem estabelecidos e é capaz de trazer diversos benefícios à saúde.

 “Visa compreender e exercer o respeito à vida, entendendo os anseios, as dúvidas, emoções e necessidades que vão além da beleza, desenvolvendo produtos adequados para as necessidades de pessoas com câncer e trazendo mais autoestima”, explica Adélia Mendonça, especialista em dermocosméticos.

Dessa forma, o tratamento é indicado apenas para pacientes oncológicos, pois trata-se de uma revitalização profunda seriada para peles sensíveis, combinando cosméticos seguros e tratamentos variados de acordo com o paciente.

Seus principais benefícios, segundo Adélia, são:

- Promoção de bem-estar;

- Aumento da autoestima;

- Melhoria da qualidade de vida;

- Revitalização cutânea;

- Intensa hidratação

- Pele mais macia, sedosa e tonificada.

Contudo, para realizar esse procedimento é essencial ter a autorização do médico responsável pelo tratamento oncológico, uma vez que o início dos trabalhos está vinculado ao estágio da doença.

Tipos de câncer

É possível realizar a oncologia estética em pacientes com qualquer tipo de câncer. No entanto, é primordial tomar alguns cuidados ao iniciar o procedimento. “Um deles é o desenvolvimento de cosméticos seguros e confiáveis, que não possuam substâncias xenobióticas como bases em suas formulações, uma vez que essas substâncias possuem efeito disruptor endócrino, que não é o desejado para esse caso”, afirma Adélia.

Utilizar produtos com alta tecnologia também é um cuidado a se ter com pacientes com pele sensível. “Eles foram devidamente estudados para oferecem segurança e especificação aos pacientes oncológicos, garantindo resultados eficazes. Eles também não irão desencadear efeitos colaterais e outros males”, pontua Adélia.

Tratamentos ou produtos caseiros? Nem pensar! Normalmente, eles são feitos com ingredientes inapropriados e não possuem fiscalização e selos de qualidade. “A realização de tratamentos caseiros consiste em métodos sem segurança ao paciente oncológico, podendo acarretar reações adversas, e desencadear diversos problemas à saúde, pois o uso inadequado de produtos podem machucar a pele, causar infecções e manchas”, finaliza.


Pontos moeda