Saúde

Doação de leite materno: entenda a importância desse alimento

Um pote de leite materno doado pode alimentar uma média de 10 bebês por dia

Foto: Divulgação

Doar leite materno pode salvar vidas. Até os seis meses de vida do bebê, ele é capaz de suprir todas as necessidades nutricionais da criança, sem ter necessidade de oferecer chás, sucos, outros leites ou qualquer outro tipo de alimento. Ele nutre, hidrata e melhora a saúde. O alimento é importante para todos os recém-nascidos, principalmente para os prematuros e/ou de baixo peso que estão internados nas Unidades Neonatais e não podem ser amamentados pela própria mãe.

Um pote de leite materno doado pode alimentar uma média de 10 bebês por dia. A depender do peso e condições clínicas da criança, um mililitro é o suficiente para suprir a demanda de um horário de “mamada”. Com o leite materno, o bebê prematuro e/ou de baixo peso tem mais chances de recuperação, se desenvolve com saúde e fica protegido de infecções, diarreias e alergias.

Segundo o Ministério da Saúde, todos os anos, aproximadamente 150 mil litros de leite materno humano são coletados, processados e distribuídos aos recém-nascidos prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em unidades neonatais de todo o país.

A filha da servidora pública Ingrid Fassanaro, Alice, nasceu prematura em fevereiro deste ano. Durante 17 dias, enquanto estava na Unidade Neonatal, a bebê precisou ser amamentada pelo Banco de Leite Humano da Maternidade Nossa Senhora de Nazaré, em Boa Vista, Roraima.

Com dificuldades na produção de seu leite após o nascimento da filha, Ingrid conta sobre a importância da doação de leite materno por outras mães na recuperação de Alice.

“No início, com a minha filha internada, a minha produção (de leite) não estava boa, recorri ao Banco de Leite Humano e o leite materno doado por outras mães foi ofertado para Alice. Se não fosse isso, a minha filha não ia se alimentar da forma mais adequada. Mesmo que você não consiga tirar o leite suficiente, você pensa: minha filha vai ser alimentada. Isso tranquiliza o coração de uma mãe", diz Alice.

Foto: Divulgação

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior e mais complexa Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH) do mundo.

Criado em 1998 pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a rede conta atualmente com mais de 223 Bancos de Leite Humano espalhados por todos os estados do Brasil.

A coordenadora de saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Janini Selva Ginani, explica que os benefícios do leite materno perduram durante a vida toda do bebê.

“O bebê que recebe o leite materno desenvolve menos complicações durante o período de internação e quando maiores apresentam menor risco de desenvolver doenças crônicas, como diabetes, obesidade e pressão alta, e também apresentam melhor desenvolvimento da sua inteligência e das suas capacidades", destaca Janini Selva Ginani

Se você está amamentando e pode doar, seja uma doadora e ajude a salvar uma vida. “Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença”. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite

FONTE: Agência do Rádio

Pontos moeda