Saúde

Higienização de alimentos ajuda a evitar contaminação na pandemia

Como a principal forma de contágio do coronavírus é pelo contato com fluidos infectados, a higienização dos itens é necessária

Foto: Pixabay

Com a pandemia do novo coronavírus muita coisa tem mudado na rotina, principalmente com a necessidade de incorporação de novos hábitos. Devido ao risco de transmissão do vírus da covid-19 por alimentos e produtos contaminados, caso tenham sido expostos à secreção respiratória de uma pessoa infectada, higienizá-los da maneira adequada é tarefa fundamental. 

Em mercados e feiras há uma grande circulação de pessoas e constante manipulação de itens das prateleiras, o que os tornam meios contaminados, tanto em relação aos produtos, quanto ao espaço físico.

Segundo a nutricionista Naira Fraga, como a principal forma de contágio do coronavírus é pelo contato com fluidos infectados, a higienização dos itens comprados passa a ser ainda mais importante e necessária. 

“Ao chegar das compras, use um pano com álcool gel 70% para limpar as embalagens de produtos industrializados e, só assim, guardá-las. Já com alimentos in natura, como verduras, legumes e frutas, a higienização deve ser feita como preconiza as recomendações para segurança alimentar: lavar em água corrente e depois deixar de molho em solução clorada por 15 minutos, em média”, explica a especialista.

Pontos moeda