Saúde

Suplementação pode ser indicada como complemento alimentar

Farmacêutico faz um alerta sobre a importância da suplementação alimentar para que nosso organismo tenha todos os nutrientes

Foto: Divulgação

Uma alimentação correta e orientada seria suficiente para nosso corpo suprir os principais micronutrientes que precisamos como vitaminas, sais minerais, proteínas e gorduras. Porém, além da maioria das pessoas não se alimentarem corretamente, existem muitos nutrientes que nosso corpo não consegue produzir sozinho e são essenciais para a nossa vitalidade. É por isso que a suplementação alimentar orientada ganha cada vez mais espaço na rotina de quem quer se cuidar.

Segundo o farmacêutico Márcio Mendes Mello, um exemplo muito básico da suplementação é a Vitamina D, pois mesmo muitas pessoas pegando sol, indo à praia, muita gente tem insuficiência da vitamina e precisa fazer sua reposição. “Assim como o ômega 3, principalmente ingerido através de alguns peixes, mas o peixe não é algo que faz parte da rotina alimentar da maioria das pessoas e por isso se tornou um suplemento muito importante há décadas”, explica.

Nosso organismo também precisa da ingestão de diversos aminoácidos para que eles possam produzir proteínas, a chamada Síntese Proteica. Porém, segundo Márcio, alguns desses aminoácidos chamados essenciais são difíceis de serem ingeridos através da alimentação. São eles: leucina, Fenilalanina, Valina, Lisina, Isoleucina, Treonina, Metionina, Triptofano. Por isso a maioria dos médicos sugerem a suplementação como por exemplo com o Aminnu Eaas, um suplemento que é uma combinação dos oito aminoácidos essenciais, possui baixa ingestão calórica, sem açúcar e rápida absorção de comprovadamente 99% dos aminoácidos.

“Os aminoácidos são essenciais para a produção de mais de 50 mil proteínas e mais de 15 mil enzimas que são responsáveis por estruturar os tecidos, atuar nos sistemas de defesa do organismo, construção celular, sem falar que influenciam o humor, a concentração, a atenção e o sono”, explica.

O farmacêutico também alerta que qualquer suplementação deve ser orientada por um farmacêutico, nutrólogo ou médico especializado dependendo do tipo de suplementação. Pois assim como a alimentação, a suplementação faz diferença de acordo com o organismo de cada um. A quantidade de vitamina necessária para o corpo de um adulto, por exemplo, é diferente para um idoso. É preciso ficar atento, pois o excesso de suplementação não recomendada é prejudicial à saúde.

Pontos moeda