Saúde

Guarapari começa a vacinar idosos e professores contra gripe

No município, a vacinação deste público acontece no período da manhã, nas salas de vacinação de todas as Unidades de Saúde

Foto: Agência Brasil

Guarapari, iniciou nessa terça-feira (11) a vacinação de professores e idosos acima de 60 anos, contra a influenza. A imunização faz parte da 23ª Campanha Nacional de Imunização Vacinação contra a Influenza.

Neste ano, a campanha iniciou em abril, contemplando as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto.

No município, a vacinação deste público acontece no período da manhã, entre 7h30 e 11h30. Segundo a Prefeitura, a vacina é distribuída nas salas de vacinação de todas as Unidades de Saúde, ressaltando que as mesmas continuarão funcionando normalmente, até às 15h, para as demais rotinas de vacinação do calendário. A PMG destaca também que, no Centro Municipal de Saúde, no bairro Itapebussu, às quartas e sextas-feiras pela manhã, é aplicada apenas a BCG.

É importante lembrar, que caso o idoso ou professor tenha tomado a primeira dose da vacina Covid-19, é necessário esperar 14 dias para tomar a vacina da Influenza, pois as vacinas não podem ser administradas simultaneamente.

A vacinação contra influenza tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza, na população alvo para a vacinação, nesta primeira fase da campanha.

Não será necessário o agendamento para essa vacinação. É preciso estar munido do cartão de vacina, documento de identidade e o cartão SUS.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça com a população que não há necessidade de passar a noite na fila ou chegar muito cedo, pois há garantia de vacinação de todo o público prioritário da campanha.

Seguindo as mais recentes determinações do Governo Estadual quanto a evitar aglomerações, o município ressalta a importância do uso de máscaras e distanciamento nas filas.

*Com informações de Prefeitura Municipal de Saúde.

Pontos moeda