Saúde

Você tem usado seus medicamentos de forma correta?

Especialista alerta: em alguns casos, as intoxicações medicamentosas podem ser fatais

Foto: Divulgação

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o paciente faz uso racional e correto de medicamentos, quando são recebidos para as condições clínicas em doses adequadas à necessidades individuais e por um período adequado. Para isso, eles devem ser prescritos por um profissional habilitado, incluindo o farmacêutico, conforme permitido pela legislação.

No último relatório publicado pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), ficou evidenciado que em 2017 aproximadamente 25% dos casos de intoxicação foram provocados por medicamentos, sendo mais prevalente em crianças de 1 a 4 anos

Mestre em Ciências Biológicas, Álvaro Paulo Souza ressalta que em alguns casos, as intoxicações podem ser fatais e que de acordo com o relatório, nesse período foram registrados mais de 50 óbitos provocados por intoxicação medicamentosa.

"Os dados apresentados refletem apenas ao que foi notificado aos centros de controle de intoxicações, deixando uma grande lacuna entre as informações passadas e o número real de complicações causadas pelo uso irracional de medicamentos. A estimativa é de que esses números são bem maiores do que foi apresentado no relatório, pois grande parte da população não sabe da importância de notificar reações adversas a algumas fórmulas e alguns profissionais não estão preparados para enfrentar este problema de automedicação irresponsável", pontuou.

Álvaro destaca que o uso inadequado de remédios é um problema que afeta o mundo inteiro. Em um artigo, destaca que: "segundo estimativa da OMS, mais da metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada, e que aproximadamente 50% de todos os pacientes não os utilizam corretamente".

Ainda de acordo com o especialista, o papel do farmacêutico é muito importante para a manutenção correta dos remédios prescritos. "Diante da necessidade do consumo criterioso de medicamentos, o farmacêutico se transforma em elemento chave para colaborar com o uso racional".

Para Álvaro, também é fundamental que a população se sinta segura diante do profissional, uma vez que ele está preparado para orientar sobre medidas farmacológicas e não farmacológicas que podem auxiliar na cura ou melhor prognóstico de doenças.

"Além disso, o farmacêutico orienta sobre a busca de cuidados médicos e/ou cirurgião-dentista (odontólogo), sobre os cuidados ao adquirir, utilizar, armazenar e fazer o descarte de forma correta dos medicamentos vencidos ou que não estão sendo utilizados, além de outras informações para melhorar ainda mais a qualidade de vida do paciente", explicou o profissional. 

E no caso de dúvidas sobre o uso e descarte correto daquele xarope, comprimido e pomadas que já passaram da validade? O mestre em Ciência Biológicas orienta: "Fale sempre com o farmacêutico!".



Pontos moeda