Saúde

Cientistas identificam novo vírus da gripe suína com 'potencial pandêmico'

Pesquisadores destacam ainda que o controle dos vírus G4 EA H1N1, predominantes em porcos, e o monitoramento rigoroso em populações humanas, especialmente os trabalhadores da indústria suína, devem ser implementados

Foto: Reprodução

Pesquisadores chineses descobriram uma nova cepa do vírus da gripe suína, que apresenta características capazes de provocar uma futura pandemia. O estudo, publicado nesta segunda-feira (29), na revista científica americana PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences), aponta que o vírus, chamado de G4, descende do H1N1, que provocou a pandemia de 2009.

"Os porcos são hospedeiros intermediários para a geração do vírus da gripe pandêmica. Assim, a vigilância sistemática dos vírus influenza em suínos é uma medida fundamental para avisar o surgimento da próxima gripe pandêmica", afirmam os pesquisadores. 

Entre 2011 e 2018, foram coletadas quase 30 mil amostras de muco do focinhos de porcos em 10 províncias chinesas que possuem grandes populações de suínos.

"Os vírus G4 se ligam a receptores do tipo humano, produzem vírus de progênie muito mais altos nas células epiteliais das vias aéreas humanas e mostram infectividade eficiente e transmissão de aerossóis em furões. Além disso, baixa reatividade cruzada antigênica de cepas de vacina contra influenza humana com vírus EA H1N1 recombinante G4 indica que a imunidade preexistente da população não fornece proteção contra os vírus G4", diz o estudo. 

Pesquisadores destacam ainda que o controle dos vírus G4 EA H1N1, predominantes em porcos, e o monitoramento rigoroso em populações humanas, especialmente os trabalhadores da indústria suína, devem ser implementados com urgência.



Pontos moeda