Saúde

Médica alerta para aumento de vírus respiratórios no país

Pneumologista destaca que estamos caminhando para um período onde a incidência de vírus respiratórios é maior no país e no ES

Foto: Divulgação

De acordo com o Infogripe (Sistema de Monitoramento da Fiocruz) a região que compreende os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Alagoas, entre outros da região Nordeste, estão na época de maior incidência de Síndromes Respiratórias de Doenças Agudas (SRAG).

A médica pneumologista Jessica Polese alerta que é preciso redobrar os cuidados, principalmente neste momento de pandemia. “Por estarmos no outono e caminhando para o inverno, este é um período em que temos mais incidência de gripes, alergias como rinites, sinusites, além de pneumonia, e o risco de contrair o covid-19 pode ser mais agravante”, pontua a especialista. 

Foto: Divulgação
Médica pneumologista Jessica Polese. 

De acordo com a pesquisa, o período de chuvas previstos no Espírito Santo também é maior, aumentando a circulação do vírus. A médica continua orientando seus pacientes e a quem puder que o ideal é manter o isolamento social: “Só saia, se for necessário, se for por motivo de trabalho, em emergências, evite passeios, caminhadas”, sugere. “A população tem sido irresponsável e com a flexibilização na abertura do comércio e shoppings, acham que a vida está voltando ao novo normal, porém não chegamos lá ainda, e agora é o período de nos mantermos fortes e respeitarmos o distanciamento social para preservar a saúde frágil de algumas pessoas”, explica. “O vírus está aumentando na periferia e no interior, precisamos ficar mais atentos”, completa. 

Pontos moeda