Saúde

Moradores descobrem que estão com coronavírus depois de Inquérito Sorológico

Pessoas infectadas foram orientadas a se manter em isolamento

Foto: Secom/PML
280 pessoas fizeram o teste na segunda fase da campanha em Linhares.

Os últimos testes rápidos feitos em bairros de Linhares, no Norte do Espírito Santo, detectaram mais pessoas com coronavírus. Três moradores foram diagnosticadas com a doença. O resultado é do segundo Inquérito Sorológico, que aconteceu na semana passada.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 280 moradores dos bairros Araçá, Aviso, Bebedouro, Canivete, Interlagos, Juparanã e Movelar fizeram os testes. Três pessoas de locais diferentes só descobriram que estavam com a Covid-19 por causa da testagem. Elas foram orientadas a ficar em isolamento.

Os casos detectados são do Aviso e Canivete. A segunda fase do Inquérito Sorológico aconteceu durante três dias, de 27 a 29 de maio. É uma campanha de testagem, feita entre as prefeituras do Espírito Santo em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), para detectar novos casos da doença e pessoas com anticorpos para combater o vírus.

As áreas escolhidas para fazer a testagem foram determinadas pelo governo estadual, seguindo o critério de setores censitários, conforme metodologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O inquérito vai ser aplicado em quatro etapas. A terceira fase acontece nos dias 8, 9 e 10 de junho.

Em Linhares, segundo o Painel Covid-19 da Sesa, são 159 casos confirmados de coronavírus. Seis pessoas morreram no município por causa da doença e 111 estão clinicamente curadas.

Pontos moeda