Saúde

Pacientes com Covid-19 podem ser tratados em casa com Remdesivir

O medicamento é primeiro antiviral aprovado no Brasil. Antes era utilizado apenas em hospitais, mas agora pode ser usado em tratamento home care

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

O Remdesivir é o primeiro antiviral aprovado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para o tratamento da Covid-10 no país. Ele pode ser administrado à pacientes que se encontram em terapia hospitalar e autorizados pelo médico a seguir com seu tratamento em casa. 

O fármaco é destinado a pacientes que desenvolveram a forma moderada e grave da doença. Pode ser usado em pessoas acima de 12 anos de idade com presença de pneumonia detectada em exames clínicos, mulheres que não estejam grávidas e pesam acima de 40 quilos. Sua administração é feita via intravenosa, em no mínimo cinco dias e tempo máximo de 10 dias.

Medicamento eficaz

De acordo com a Anvisa, esse é o primeiro medicamento com indicação em bula para Covid-19 fruto de análise de eficácia, segurança e qualidade. Hyran Godinho, médico e CEO da Pronep Life Care explica a importância de tratar a doença em casa. 

"O objetivo é contribuir para que pessoas com a doença possam ter uma recuperação rápida, no ambiente domiciliar, ao mesmo tempo em que, ao tratar do Covid dentro de casa, ajuda a aliviar o sistema público de saúde e a ocupação de leitos", disse o especialista. 

O Remdesivir

O remdesivir é um medicamento, e não é uma vacina, por isso sua função não é prevenir a infecção, mas combater o vírus. Trata-se de um antiviral que foi desenvolvido para combater o ebola. 

Assim como outros antivirais, ele passou a ser testado contra o coronavírus logo no início da pandemia. De acordo com os especialitas, as expectativas com esse medicamento eram altas porque ele já foi utilizado com sucesso em surtos que envolviam outros tipos de coronavírus, como Sars e Mers.

Segundo uma pesquisa publicada no New England Journal of Medicine, a recuperação dos pacientes é acelerada com o medicamento. 

Pacientes com casos moderados recebem alta 5 dias mais cedo do que aqueles que não são tratados com o antiviral. Já aqueles com quadros mais graves de infecção pelo coronavírus se recuperam até 7 dias mais rápido.

Tratamento em casa

Em meio ao agravamento da pandemia de Covid-19 no Brasil, setores da saúde se organizam para atender a demanda crescente de pacientes. Neste sentido, o home care exerce função estratégica na saúde, seja para atender pessoas infectadas com a Covid-19 em casa ou para desafogar os hospitais na liberação de leitos ocupados por doentes crônicos.

Nesse contexto, a Pronep Life Care, marca do grupo Sodexo, pioneira no home care no Brasil, elabora nova modalidade de atendimento específica para Covid-19 e disponibiliza o programa Pronep Covid Remdesivir.

Por meio do programa, além do medicamento, a Pronep disponibiliza todo o suporte necessário como oxigênio, exames laboratoriais, atendimento pré-hospitalar e acompanhamento da vigilância clínica e farmacêutica do paciente com equipe especializada até a sua alta.

Pontos moeda