Saúde

Pais deixam de levar crianças ao pediatra durante a pandemia. Entenda os riscos

Especialistas alertam que deixar de ir ao médico pode representar riscos para a saúde das crianças

Foto: Divulgação-web

Durante a pandemia da covid-19, muitos pais deixaram de levar os filhos ao pediatra, temendo uma possível contaminação pelo coronavírus. No entanto, especialistas alertam que deixar de ir ao médico pode representar riscos para a saúde das crianças.

A Sociedade Espiritossantense de Pediatria informou que não tem um levantamento sobre a redução do número de atendimentos no Espírito Santo, durante a pandemia. No entanto, especialistas afirmam que houve uma queda.

"Durante o início da pandemia a gente tinha a orientação de não sair de casa, de só ir ao médico em extrema necessidade, e isso levou a uma diminuição da procura das consultas de rotina", ressaltou a pediatra Iria Giacomin.

A médica destaca ainda que várias doenças podem ser identificadas nas crianças, por meio dos exames de rotina. Por isso, segundo ela, mesmo nesse período delicado de pandemia, é muito importante ir ao pediatra.

"Nessas consultas o pediatra pesa, faz as medidas, orienta a parte de nutrição, orienta os exames de rotina. Você consegue detectar anemia em crianças precoces, para não levar a nenhum déficit de crescimento ou até mesmo à obesidade, que está muito intensa agora. Então isso tudo é orientação na hora da consulta", frisou Iria Giacomin.

"É fundamental que os pais fiquem atentos a isso e voltem a fazer o que a gente chama de puericultura, que é esse acompanhamento saudável do desenvolvimento da criança, bem como completem a vacinação do seu filho", completou o presidente da Sociedade Espiritossantense de Pediatria, Rodrigo Aboudib.

A educadora física Chris Ritz admite que deixou de levar o filho Davi, de 3 anos, ao pediatra desde que começou o isolamento social. 

"Desde a pandemia a gente não leva mais. Tem quase um ano e meio que a gente não leva. O Davi está desenvolvendo bem, a gente verificou as vacinas necessárias para a idade. Então a gente não sentia necessidade, nesse período", contou.

No início da pandemia, o menino tinha um ano e meio. Mãe de primeira viagem, Chris conta que fez de tudo para não levar o coronavírus para dentro de casa. "A gente ficava bem isolado, só dentro de casa, ele não saía", relata.

Com informações do repórter Lucas Henrique Pisa, da TV Vitória/RecordTV

Pontos moeda