Saúde

Varíola dos macacos: novo caso suspeito é registrado em morador de Vitória

Segundo a secretaria municipal de Saúde, paciente apresenta ótimo estado de saúde e foi orientado a manter isolamento domiciliar

Foto: reprodução/pixabay

A secretaria Municipal de Saúde de Vitória informou nesta quarta-feira (22) que notificou ao Estado, ainda pela manhã, sobre um caso suspeito de varíola do macaco (Monkeypox).

De acordo com a Semus, trata-se de um morador da capital. O paciente apresentou os critérios para definição de caso sendo prestado atendimento clínico e laboratorial. A pasta disse ainda que as coletas dos exames realizados no paciente foram entregues ao Laboratório Central.

Ainda de acordo com a nota da secretaria de Saúde, o morador está em ótimo estado de saúde e foi orientado quanto ao isolamento domiciliar.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que já iniciou a investigação do caso. Segundo a pasta, o paciente é um homem, na faixa etária 30-39 anos, com histórico de viagem a diversos países com casos já confirmados para a doença.

De acordo com a Sesa, o paciente começou a sentir os sintomas em 13 de junho. Ele apresenta lesões cutâneas em diversas partes do corpo, sintoma sugestivo e característico da doença.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, as amostras já chegaram ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo e serão devidamente analisadas. O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, explicou como funciona o processo de análise. 

"O laboratório do Estado realiza inicialmente os exames para doenças que tenham sintomas parecidos com a monkeypox. Fazemos essa análise e se forem descartados, as amostras seguem para oi Rio de Janeiro para ser feito o exame confirmatório da doença", disse.

A Sesa destacou que o Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo é capacitado para realizar o teste molecular específico para detecção do vírus da Monkeypox, porém ainda não recebeu os insumos do Ministério da Saúde.

Pontos moeda