Saúde

Má higienização bucal é a principal causa da inflamação de gengiva

Sintomas do problemas são dor, inchaço, vermelhidão e sangramento. Quando não tratada pode gerar complicações e perda dentária

Foto: Google

Causada na maioria das vezes por uma higienização bucal inadequada, a inflamação na gengiva, mais conhecida como gengivite, é um mal que acomete milhares de brasileiros anualmente. Os principais sinais são inchaço, vermelhidão ou sangramento na gengiva durante a escovação ou uso de fio dental. 

"A gengivite é reversível por meio de uma boa higiene bucal que inclui o uso diário de fio dental, porém, se não for tratada corretamente, evolui para um quadro ainda mais grave, a periodontite, podendo comprometer todo o tecido de sustentação do dente, principal causa da perda do dente", pontua Dra. Brunna Bastos, cirurgiã-dentista. 

Uma das principais causas desta condição clínica é a placa bacteriana. "O acúmulo de restos de alimentos e bactérias forma a placa bacteriana, uma película que se adere à superfície dos dentes e margem da gengiva. Se a escovação e o uso do fio dental não forem suficientes para remoção da placa, ocorrerá a produção de toxinas que vão iniciar uma inflamação do tecido gengival.", explica.

Diversos outros fatores também podem contribuir para a gengivite, como alterações hormonais durante a puberdade e gravidez, medicamentos e tabagismo, por exemplo. Entretanto, em todos os casos, o hábito de uma boa higiene bucal é fundamental para prevenção do problema.

Abaixo, a profissional indica alguns sinais e sintomas da doença e a melhor forma de tratamento. Confira.

• Principais sintomas:

Dentre os principais sinais, podemos destacar gengivas vermelhas, inchadas e dilatadas, sensibilidade, sangramento, dentes doloridos e mau hálito. Em casos mais graves pode ocorrer ainda a retração gengival e secreção de pus ao redor dos dentes e na bolsa gengival.

• Tratamento:

O melhor tratamento é a prevenção, uma correta higiene bucal e uso do fio dental removem a placa bacteriana, principal causa da gengivite. "Para aqueles que não são adeptos ao uso do fio dental tradicional, existem hoje soluções disponíveis que tornam mais prático o uso do fio, como o fio dental com haste conhecido como Flosser, o qual torna a limpeza interdental muito mais fácil e prática" indica.

Quando a prevenção não for mais possível, no qual a placa bacteriana calcificou-se formando assim o tártaro, sua remoção só pode ser realizada pelo Dentista por meio de uma limpeza de dente profissional, realizada no consultório odontológico. Além da instrução de uma correta técnica de escovação e uso de fio dental diariamente.

Pontos moeda