Saúde

Ministério da Saúde habilita 20 leitos de UTI em Vila Velha para tratar pacientes com covid-19

Às Unidades de Terapia Intensiva serão destinadas para o tratamento de pacientes em estado grave e gravíssimo

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

A saúde pública brasileira já conta com 9.273 leitos de UTI habilitados pelo Governo do Brasil para tratar exclusivamente pacientes graves ou gravíssimos com covid-19. A medida fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS) e leva atendimento para todos os estados brasileiros, incluindo capitais, municípios maiores e, especialmente, pessoas menos protegidas no interior do país. 

As habilitações contemplaram municípios nos estados do Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. No estado, o município contemplado com a habilitação dos leitos foi Vila Velha. No total, a cidade passa a contar com 20 leitos de UTI habilitados para atender os pacientes que necessitam de suporte emergente. 

+ Saiba Mais

Além das habilitações de leitos, o Ministério da Saúde também tem enviado recursos, comprado e distribuído insumos, medicamentos, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais de saúde, ventiladores pulmonares e testes de diagnóstico.

Habilitação leitos de covid-19

Apesar de estados e municípios terem autonomia e liberdade para criarem e habilitarem os leitos necessários, o Ministério da Saúde, em decorrência do atual cenário de emergência em saúde pública, tem apoiado irrestritamente as secretarias estaduais e municipais de saúde e investido diariamente em ações, serviços, infraestrutura e estratégias para auxiliar estados e municípios no enfrentamento da doença. 

O pedido de habilitação para o custeio dos leitos é feito pelas secretarias estaduais ou municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dos leitos. O Ministério da Saúde, por sua vez, realiza o repasse de recursos destinados à manutenção dos serviços por 90 dias ou enquanto houver necessidade de apoio federal devido à pandemia.

Para solicitar a habilitação, basta que estados e municípios enviem um ofício ao Ministério da Saúde solicitando a abertura desses leitos. Os critérios para habilitações são bem objetivos e simples, para dar celeridade e legalidade na publicação de portaria habilitando leitos e transferir o recurso necessário o mais rápido possível.

*Com informações do Ministério da Saúde 

Pontos moeda