Saúde

Movimente-se: programa online de exercícios foca na saúde das equipes da Buaiz Alimentos

Os colaboradores inscritos já começaram o acompanhamento feito por uma personal trainer e terão atividades durante três meses

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Arquivo Pessoal/ Cris Marão

Movimente-se! O nome dado ao programa online com foco na saúde das equipes da Buaiz Alimentos é autoexplicativo. Diante do cenário da pandemia do novo coronavírus, nada melhor do que uma oportunidade de relaxar, diminuir o estresse, ter mais disposição, melhorar a qualidade do sono e, é claro, se movimentar.

O desafio é totalmente online e os colaboradores da Buaiz Alimentos podem realizar as atividades a qualquer hora do dia. A plataforma conta com vídeos, aulas e treinos. O programa tem como objetivo incentivar a prática regular de exercício físico, seja para quem está trabalhando em home office ou para quem atua em outras frentes, incorporando o novo hábito no dia a dia e sendo acompanhado por uma profissional.

A primeira fase do Desafio Movimente-se já começou e os colaboradores inscritos já estão sendo acompanhados por uma personal trainer. Inicialmente, durante três meses, via aplicativo e de graça. A profissional fará consultorias individualizadas de cada participantes. A plataforma com os exercícios, organizados e definidos para cada perfil, é totalmente digital. A empresa espera que a primeira etapa estimule os colegas de trabalho a aceitarem o desafio.

A diretora-geral da Buaiz Alimentos, Eduarda Buaiz, explicou que o desafio é uma forma de estimular ainda mais os colaboradores da empresa. “Neste momento de pandemia, nós também não paramos. Estamos trabalhando com todos os cuidados necessários, mas há um estresse maior. O programa vem justamente para ajudar na saúde física e mental de nossos colaboradores”, explicou.

Eduarda contou ainda que houve uma campanha interna para estimular a participação dos colaboradores no programa. Até o momento, 51 funcionários de diversas áreas de atuação se inscreveram e já estão sendo acompanhados pela educadora física. Não houve pré-requisitos para a inscrição. A única orientação é o esforço para cumprir os exercícios propostos. “Eu brinco que é como pagar a academia e não ir treinar. Então não adianta ter o aplicativo e não fazer os exercícios. É preciso do desempenho de cada um”, orienta Eduarda.

Foto: Divulgação
Pelo Desafio Movimente-se, os colaboradores da Buaiz terão que cumprir os treinos, em pelo menos, três vezes por semana

Todos os inscritos serão orientados pela educadora física Cris Marão, que é personal trainer com 23 anos de experiência e especializações na área. O aplicativo foi lançado por ela há cerca de dois anos, com o objetivo de levar praticidade aos que desejam começar uma atividade física sem sair de casa. Agora, o modelo está sendo usado pelos colaboradores da Buaiz Alimentos.

“São três meses de atividades. Todos os inscritos têm acesso ao aplicativo de treinos, onde estão várias pastas, com treinos de força, aeróbicos, alongamento e relaxamento. Além disso, elas têm um contato pessoal comigo, o que acaba se tornando um tratamento individualizado, apesar de serem as mesmas pastas dentro do aplicativo", explicou Cris.

Pelo Desafio Movimente-se, os 51 colaboradores da Buaiz terão que cumprir os treinos, em pelo menos, três vezes por semana, incorporando as atividades na rotina do dia a dia, durante essa primeira fase do programa, com duração de três meses. “É um treino bem completo. Temos séries com exercícios livres, com elásticos. Temos séries com anilhas, que podem ser substituídas por sacos de arroz e feijão, por amaciante. A pessoa escolhe a série com base no que ela tem em casa”, disse a personal trainer.

Ela ainda contou que os participantes do desafio fazem parte de um grupo no Whatsapp, onde são estimulados a realizarem as atividades físicas e ainda recebem dicas durante o dia. "Eu sempre mando alguma dica, como beber água ou comer algum alimento específico, explicando a importância daquele alimento para a saúde. O grupo é um incentivo para que a pessoa tenha hábitos de vida saudáveis", ressalta.

Um dos colaboradores que aproveitou a oportunidade para inserir as atividades físicas no seu dia a dia foi o vendedor externo Pedro Elias de Oliveira. Ele conta que sempre curtiu aquela famosa 'pelada' no futebol aos finais de semana, mas desde o início da pandemia, estava sem realizar muita atividade física. "Pretendo fazer sempre ao final do dia, pois trabalho com viagens. Estava precisando de um estímulo para voltar a me movimentar", contou.

Para ele, o desafio vai impactar diretamente na rotina do dia a dia. "Passo muito tempo dentro do carro, então a postura precisa ser trabalhada. Gostei muito da iniciativa da empresa e pretendo continuar firme nos exercícios, mesmo após os três meses iniciais", disse.

Ações com foco na saúde e no bem-estar das equipes não é novidade na Buaiz Alimentos. A empresa vem colocando em prática diversas iniciativas para melhorar ainda mais o ambiente de trabalho e a qualidade de vida dos colaboradores. Todo esforço gerou um resultado mais que positivo: recentemente a Buaiz Alimentos conquistou o selo Great Place to Work (Ótimo Lugar para Trabalhar, em tradução literal), um dos mais cobiçados por empresas de todo o mundo, na qual a avaliação dos funcionários é fundamental para a certificação.

“Tenho certeza que este desafio vem para somar para a nossa empresa e para nossos colaboradores. Temos muito a ganhar com tudo isso: a empresa, que terá um ambiente mais leve e mais agradável, e os profissionais, que poderão incorporar o exercício ao seu dia a dia, entendendo que, mesmo em casa, é possível se manter em movimento”, ressalta Eduarda Buaiz.

Pontos moeda