Saúde

Quais são as melhores opções de leite para pessoas com diabetes?

Nutricionista destaca que a melhor opção vai depender das preferências, alergias, intolerâncias e principalmente da sua ingestão diária de carboidratos

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Tanto o diabetes Tipo 1, como o diabetes Tipo 2, são doenças crônicas que afetam a maneira como seu corpo regula o açúcar no sangue (glicose). A glicose é o combustível que alimenta as células, mas por meio da insulina. As pessoas que possuem a doença Tipo 1 não produzem a insulina. Pessoas com o Tipo 2 produzem insulina, mas não respondem ao hormônio tão bem quanto deveriam.

 Ambos tipos de diabetes podem levar a níveis altos de açúcar no sangue e isso aumenta o risco de complicações da doença. Por isso, a American Diabetes Association (ADA) recomenda individualizar a quantidade de carboidratos das refeições de pacientes com diabetes, a fim de controlar os níveis de açúcar no sangue e o peso. 

Checagem 

Além disso, a verificação da glicemia antes e após as refeições, pode ajudar a identificar quais alimentos e em que quantidades o indivíduo responde melhor.

Existe melhor tipo de leite?

A nutricionista Adriana Stavro explica que o melhor leite para uma pessoa com diabetes depende das preferências, alergias, intolerâncias alimentares e principalmente da sua ingestão diária de carboidratos. "O leite de vaca contém bastante carboidratos e dependendo da quantidade de leite ingerida ao longo do dia, é importante contabilizar, principalmente se o indivíduo faz uso de insulina", disse a nutricionista. 

Adriano Stavro explica que são muitas as opções de leites disponíveis nas prateleiras dos supermercados (integral, desnatado, nozes, soja, coco, amêndoas e muito mais). Cada opção tem seu próprio sabor e padrão nutricional! 

Leite de vaca: A principal diferença é o teor de gordura, portanto, a quantidade de calorias. O leite integral é o que contém mais gordura (mínimo de 3% de sua composição). "O leite semidesnatado é mais leve em relação ao integral. No processo de fabricação, parte da gordura é retirada, mantendo os níveis entre 0,6 e 2,9%. O leite desnatado tem menos gordura. Porém, ele não contém as vitaminas A e D. Com exceção das vitaminas A e D do leite desnatado, todas as versões contém as mesmas quantidades de proteínas, sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, e vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6, biotina, ácido fólico, B12, C, D, E, e K", explicou. 

Extrato Vegetal de Soja: "Tem sido o substituto não lácteo mais popular porque seu perfil nutricional se assemelha muito ao leite de vaca. algumas marcas, são enriquecidas com cálcio e vitamina D, portanto, verifique o rótulo nutricional. Uma xícara (240 ml) de leite de soja sem açúcar contém 80-90 calorias, 4-5 gramas de gordura, 7-9 gramas de proteína e 4 gramas de carboidratos", conta a nutricionista. 

Extrato Vegetal de Amêndoas: É feito com amêndoas e água. Tem uma textura leve e um sabor ligeiramente doce. Pode ser adicionado ao café e chá, misturado em smoothies e usado como substituto do leite de vaca em sobremesas e assados. "Comparado ao leite de vaca, contém menos calorias e menos gorduras. Também é significativamente mais baixo em proteínas e carboidratos", lembra Stavro. 

Extrato Vegetal de Coco: O extrato de coco é feito da água e da polpa branca dos cocos marrons. Tem uma textura cremosa e um sabor doce, mais sutil que o coco.Um copo (240 ml) contém 45 calorias, 4 gramas de gordura, nenhuma proteína e quase nenhum carboidrato. Contém um terço das calorias do leite de vaca, metade da gordura e significativamente menos proteínas e carboidratos.

Tem o menor teor de proteínas e carboidratos dos extratos não lácteos. Por isso pode não ser a melhor opção para aqueles com maiores necessidades de proteína, mas seria adequado para quem procura reduzir a ingestão de carboidratos. Além disso, cerca de 90% das calorias do extrato de coco são provenientes de gordura saturada, conhecida como triglicerídeos de cadeia média.

Extrato Vegetal de Aveia: O extrato de aveia é feito a partir de uma mistura de aveia e água. No entanto, os fabricantes costumam adicionar ingredientes extras, como gomas , óleos e sal, para produzir sabor e textura agradáveis. É naturalmente doce e de sabor suave. Pode ser usado para cozinhar da mesma maneira que o leite de vaca e é ótimo com cereais ou smoothies. Contém um número semelhante de calorias que o leite de vaca, e cerca de metade da quantidade de proteína e gordura.

"Curiosamente, o extrato de aveia é rico em fibras totais e beta glucana, um tipo de fibra solúvel que forma um gel espesso à medida que passa pelo intestino", disse Adriana. 

Extrato Vegetal de Arroz: É feito de água e arroz branco ou marrom moído. Tal como acontece com outros não lácteos, geralmente contém espessantes para melhorar a textura e o sabor. O extrato de arroz é o menos alergênico dos não lácteos. Isso o torna uma opção segura para pessoas com alergias ou intolerâncias a laticínios, glúten, soja ou nozes. Tem sabor suave e naturalmente doce com consistência levemente aquosa. É ótimo para beber, preparar smoothies e sobremesas.

Devido ao seu baixo teor de proteínas, também pode não ser a melhor opção para crianças, atletas e idosos. Essas populações têm maiores necessidades de proteína.

Extrato Vegetal de Caju: É feito de uma mistura de castanha de caju e água. É cremoso e tem um sabor doce e sutil de nozes. Tal como acontece com a maioria dos extratos à base de nozes, a polpa é extraída do leite. Isso significa que as fibras, proteínas, vitaminas e minerais de todo o caju são perdidos.

Possui baixo teor de proteínas, pode não ser a melhor opção para pessoas com maiores necessidades como idosos, crianças e atletas. Com apenas 25 a 50 calorias por xícara (240 ml), o extrato de caju sem açúcar é uma ótima opção de baixa caloria para quem procura reduzir sua ingestão calórica.

Extrato Vegetal de Macadâmia: O extrato de macadâmia é feito principalmente de água e cerca de 3% de macadâmia. É relativamente novo no mercado. Tem sabor suave e é mais cremoso que a maioria dos extratos vegetais. Ele contém menos calorias e gordura em relação ao leite de vaca. Também tem menos proteínas e carboidratos. "Aumentar a ingestão de gorduras monoinsaturadas pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue, a pressão sanguínea e o risco de doença cardíaca, especialmente se ele substituir alguma gordura saturada ou carboidrato em sua dieta", disse a nutricionista. 

Extrato Vegetal de Cânhamo: É produzido a partir das sementes da planta de cânhamo. O extrato de cânhamo tem um sabor levemente adocicado e uma textura fina e aquosa. É uma boa opção para veganos e vegetarianos, pois um copo fornece 2 a 3g de proteína com todos os aminoácidos essenciais.

Extrato Vegetal de Quinoa: Embora a quinoa tenha se tornado um superalimento muito popular nos últimos anos, o extrato é relativamente novo no mercado. Por esse motivo, é um pouco mais caro que outros extratos e pode ser um pouco mais difícil de encontrar. "É uma boa fonte de proteína para vegetarianos e veganos. Se estiver disponível no supermercado, pode valer a pena apostar", completa a especialista. 


Pontos moeda