Saúde

Superalimentos: descubra as vantagens de incluir as sementes na alimentação

Atenção: o consumo desses grãos não deve ultrapassar mais do que duas colheres de sopa ao dia. Recomenda-se beber bastante água também

Foto: Divulgação

Pequeninas no tamanho, mas cheias de nutrientes e fibras. As sementes merecem atenção especial quando o objetivo é deixar a rotina alimentar mais natural. Isso porque esses "superalimentos" possuem grandes concentrações de vitaminas, minerais, gorduras boas e proteínas que equilibram o organismo e ajudam a prevenir problemas de saúde. Eles também podem ser consumidos em lanches, saladas ou misturados com frutas ou shakes, entre outras opções.

Para potencializar o cardápio e torna-lo mais funcional e nutritivo, a nutricionista Ellen D’arc, da Bio Mundo, explica as vantagens de incluir as sementes de abóbora, chia e de girassol na alimentação. 

Mas atenção: "o consumo desses grãos não deve ultrapassar mais do que duas colheres de sopa ao dia e o recomendado é beber muita água para que as fibras deem aquela forcinha para o intestino funcionar corretamente. Por isso, é importante sempre consultar um especialista antes de mudar qualquer dieta", a nutricionista Ellen D’arc.

Beneficie-se da semente de abóbora:

Rico em proteínas, fibras, vitamina E e sais minerais, como ferro, zinco, manganês cobre e potássio. Na cozinha, a semente de abóbora pode ser consumida como aperitivo, óleo ou em forma de farinha e vai bem cozida ou moída para incrementar receitas doces e salgadas.

Incremente pratos com a semente de girassol:

Já esse grão é abundante em vitaminas E e B6, ácido fólico e minerais, como magnésio, ferro, selênio e potássio. Além disso, possui efeito antioxidante que proporciona à pele mais firmeza e retarda o envelhecimento precoce das células, inclusive as cerebrais. As sementes de girassol também têm valor antimicrobiano, anti-inflamatório, anti-hipertensivo e ajudam a reduzir o mau colesterol. 

Use a chia para fortalecer o corpo:

Por último e, sem dúvidas, não menos importante, esse grão é considerado um remédio natural e faz parte do variado mix que a Bio Mundo oferece aos seus consumidores. Fonte de ômega-3, proteínas e antioxidantes, a semente de chia diminui os índices glicêmicos e o colesterol. Quando colocada em água, cria um meio gelatinoso rico em fibras solúveis que auxiliam na sensação de saciedade e no funcionamento intestinal. Pode ser usada para dar um sabor extra em molhos, shakes, sucos e caldos.

Pontos moeda