Saúde

ES recebe novas doses de vacina contra covid e prefeituras reabrem agendamento para D1

Em Vitória o agendamento acontece nesta terça-feira, às 16 horas. Serão mais de 2 mil vagas para aplicação da primeira dose em pessoas com 30 anos ou mais.

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Secom/Governo do ES

Depois de alguns dias de suspensão da aplicação de primeira dose de imunizantes contra covid-19, a Prefeitura de Vitória anunciou, nesta terça-feira (27), novas vagas para agendamento. A última aplicação de vacinas no público com mais de 30 anos aconteceu na sexta-feira, dia 23. 

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, o problema de falta de doses para ampliar a imunização da população não afetava apenas a capital capixaba. Outros municípios da Grande Vitória e do interior estariam em situação semelhante.

"Praticamente todos os grandes municípios do Estado do Espírito Santo tiveram paralisações da oferta da primeira dose do imunizante, diante de um contexto em que os municípios têm uma rapidez na aplicação dos imunizantes que chegam e que não houve o atendimento da expectativa de chegada de 1,2 milhão de doses de vacinas neste mês para o estado", frisou o secretário.

Novas doses de vacina contra covid-19 chegam ao ES

Já na manhã desta terça-feira (27), foram entregues no Estado 60.100 doses da CoronaVac. O Estado recebeu ainda 21.800 doses da AstraZeneca, referentes ao consórcio Covax.

Segundo a secrataria estadual de saúde, ainda na noite desta terça-feira, está prevista a entrega de mais 70.750 doses da AstraZeneca. Já na quarta-feira (28), chegarão ao Estado 40.950 imunizantes da Pfizer/BioNTech.

Leia mais: ES recebe mais de 193 mil doses de vacina contra covid nesta semana

Prefeitura de Vitória anuncia novos agendamentos para primeira dose contra covid-19

Assim que a chegada dos imunizantes foi anunciada, a Prefeitura de Vitória divulgou uma nova rodada de agendamentos. 

A Secretaria de Saúde de Vitória  vai abrir, às 16 horas desta terça-feira (27), 2.700 vagas para aplicação da primeira dose em pessoas com 30 anos ou mais. O agendamento pode ser feito no site da PMV, ou no aplicativo Vitória Online.

Agendamentos em outras cidades da Grande Vitória 

A prefeitura de Vila Velha afirmou que no município, os agendamentos são abertos às quintas e sextas-feiras, sempre que a secretaria estadual de saúde envia novas doses. 

Já em Cariacica, um novo agendamento para a população em geral acima de 30 anos, está previsto para a próxima quinta-feira (29) serão 3 mil vagas para primeira dose. Além disso, também serão disponibilizadas outras 3 mil vagas para segunda dose de Coronavac e AstraZeneca. O agendamento deverá ser feito exclusivamente pela plataforma Vacina e Confia, sistema do governo do Estado. 

Na Serra, os agendamentos são abertos sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, às 18 horas. A prefeitura afirmou ainda que, no agendamento desta quarta-feira (28), as pessoas com 32 anos sem comorbidades, passarão a fazer parte do público prioritário município. 

Com a chegada de mais doses de vacina contra covid para o ES, vacinação será ampliada

Na última segunda-feira, em entrevista coletiva, Nésio Fernandes, afirmou que acredita que as próximas remessas que chegarão ao Espírito Santo permitirão que, até setembro, o estado tenha condições de iniciar a imunização, com a primeira dose, de toda a sua população adulta.

"Nós temos uma previsão importante de doses que devem chegar no mês de agosto e setembro, e que acreditamos que serão meses importantes para, inclusive, iniciar o esquema de vacinação na população com mais de 18 anos. Não estou me referindo que iremos completar, no mês de setembro, a vacinação de todas as pessoas com mais de 18 anos. Mas possivelmente devemos iniciar a vacinação desse grupo no mês de setembro de 2021", destacou.





Pontos moeda