Saúde

Quem recusar vacina da Covid-19 ficará um mês sem poder agendar novamente em Guarapari

A pessoa que escolher não tomar determinada vacina assina um termo e fica bloqueada no sistema de agendamento durante 30 dias

Aline Couto

Redação Folha da Cidade
Foto: Foto: Shutterstock

É de conhecimento geral que desde o início da vacinação contra o novo Coronavírus (Covid-19) que algumas pessoas colocaram em dúvida a eficácia das vacinas e a forma rápida que foram produzidas. Apesar das diversas explicações científicas provando a eficácia dos imunizantes aprovados para serem utilizados no combate ao vírus que já matou milhões mundo afora, ainda existem os que preferem duvidar da ciência. Dentre essas pessoas, alguns decidiram não se vacinar, e, outros, que são capazes de escolher qual a melhor vacina a ser tomada, recusando as demais ofertadas.

Em Guarapari, após muito se falar sobre as recusas de determinadas vacinas, a prefeitura, para evitar a escolha do imunizante, não está mais fazendo a divulgação da vacina que será utilizada durante a imunização da população. Além desta providência, o órgão também informou que quando há recusa de vacina no município, a pessoa em questão assina um termo e fica bloqueada no sistema de agendamento durante 30 dias. Segundo a administração municipal, a prática é irregular e atrapalha a evolução da vacinação na cidade.

Foto: Prefeitura de Guarapari

Para supervisora em saúde, Gabriela Mezadri, é necessário que a imunização da população aconteça rapidamente, e, por isso, não há essa permissão de escolher qual vacina será aplicada, uma vez que todas são eficazes e devidamente aprovadas.


Pontos moeda