Saúde

Tire suas dúvidas sobre o site vacina e confia, novo portal do Governo do ES

Na plataforma Vacina e Confia é possível consultar informações sobre a vacinação contra a Covid-19 no Espírito Santo, fazer agendamentos e gerar o comprovante de imunização

Foto: Folha Vitória/ Marcelo Pereira

Mais de dois milhões de pessoas já se cadastraram na plataforma Vacina e Confia do Governo do Espírito Santo. O novo sistema está disponível para os capixabas há uma semana e foi desenvolvido em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Se você já acessou o site ficou com dúvidas sobre como se cadastrar ou agendar vacinas, por exemplo, veja abaixo as principais perguntas  e respostas sobre o novo portal: 

Pra que serve a plataforma Vacina e Confia?

A plataforma Vacina e Confia reúne importantes funcionalidades para a vacinação contra a Covid-19 no Espírito Santo.

Informações: no novo portal, usado por todos os 78 municípios do Estados, constam informações sobre doses recebida, estoque, distribuição e aplicação dos imunizantes incorporados ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde.

Agendamento: a plataforma é disponibilizada à população que pode se vacinar para cadastro de suas informações. Assim é possível garantir a opção de agendamento de doses nos municípios que aderiram a esta aplicação; 

Comunicação: Além do agendamento, a plataforma comunica o cidadão sobre período de aplicação da segunda dose ou sobre doses em atraso.

Agilidade: para o cidadão que ainda aguarda para iniciar o esquema vacinal, é uma importante ferramenta para auxiliar no dia da vacinação, agilizando o processo. 

Documentação: já para cidadão que completou o esquema vacinal, a plataforma disponibiliza a declaração do autocadastro e o certificado de vacinação em três línguas (português, inglês e espanhol).

Por que só é possível fazer agendamento para o cadastrado?

Os acessos ao cadastro são pessoais. Toda a experiência da plataforma é centrada no usuário como, por exemplo, ocorre no ConecteSUS, do Ministério da Saúde.

Ou seja, cada cidadão precisa ter o seu cadastro para poder agendar sua vacina e ter acesso a outras informações de interesse pessoal.

Entretanto, a plataforma não inviabiliza a possibilidade de outra pessoa realizar o agendamento, desde que tenha acesso ao CPF e senha do cadastro do usuário que será vacinado.

Por que não consigo cadastrar uma pessoa menor de idade?

O cadastro de adolescentes e crianças passará a ser disponibilizado na Plataforma em breve, e deverá ser realizado pelos pais ou responsáveis legais dos menores de idade em uma aba “Dependentes”.

Outra possibilidade de agendamento desse público será por meio do estabelecimento de saúde de referência de atendimento.

Vale ressaltar que até o momento o Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19, do Ministério da Saúde definiu a vacinação para pessoas acima dos 18 anos.

No Espírito Santo, por meio do Plano Estadual de Imunização e definido em Comissão Intergestores Bipartite (CIB) pela resolução N° 116/2021, passa a ser grupo prioritário adolescentes de 12 a 17 anos de idade com comorbidades, deficiência permanente, gestantes ou puérperas.

Fiz uma operação errada no momento do cadastro e não consigo desfazer. Como proceder?

Se algo ocorreu errado, o cidadão pode entrar em contato com os números e e-mail disponibilizados na própria plataforma. Os contatos ficam disponíveis na aba “Contatos”.

Outro canal de comunicação é por meio da Ouvidoria SUS, da Secretaria da Saúde, no e-mail [email protected] ou pelo número (27) 3347-5732 e (27) 3347-5733.

Em caso de erros de informações sobre imunizantes e data de aplicação, o que devo fazer?

Neste caso, a possibilidade é que podem ter ocorrido erros de digitação por parte do município ao registrar a dose no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) e, portanto, este erro refletirá em uma informação incorreta no sistema Vacina e Confia.

Em caso de erros de informação, a orientação é que entre em contato com números disponíveis na Plataforma na aba “Contato” para solicitar alteração dos dados. Esse canal com o cidadão para quaisquer dúvidas é feita diretamente pelo município de origem.

Além disso, a Secretaria da Saúde, por meio de sua equipe de Tecnologia da Informação junto ao Lais, tem trabalhado na curadoria dos dados importados do SI-PNI, dando todo suporte aos municípios para que, quando encontrada alguma inconsistência, a mesma seja corrigida.

Fui vacinado, mas o meu cadastro ainda não apareceu, por quê?

Todas as informações são acrescidas por meio do serviço de vacinação do município no qual o cidadão recebeu a dose. 

A orientação a todos os municípios é que o período de digitação das doses aplicadas seja o mais breve possível, uma vez que é com essas informações que são alimentados também o Painel de Vacinação, com dados sobre aplicação das doses no Estado.



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