Saúde

Cachoeiro promove ação com exames gratuitos em alerta para o câncer de boca

Os exames serão feitos por dentistas, para alertar o risco da doença, que vem crescendo em todo o Brasil, principalmente entre os homens

O município de Cachoeiro oferece, nesta quarta-feira (15), exames gratuitos para detectar possíveis casos de câncer de boca. A ação acontece na praça Jerônimo Monteiro, no Centro, das 8 horas as 16h. 

Os exames serão feitos por dentistas, para alertar o risco da doença, que vem crescendo em todo o Brasil, principalmente entre os homens. 

A ação é voltada principalmente para pessoas que apresentam os sintomas da doença, como manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na boca, feridas superficiais que não cicatrizam, dor ao mastigar, falar ou engolir, emagrecimento acentuado, nódulos no pescoço ou sangramentos. Mas qualquer pessoa pode fazer os exames.

No Espírito Santo, estima-se que, em 2018, devam aparecer 11.200 casos novos entre homens, representando 10,86 para cada 100 mil habitantes. Entre as mulheres, devem ser registrados 3.500 descobertas da doença, totalizando uma prevalência de 3,28 para cada grupo de 100 mil.

Mas entre os fatores de risco que potencializam o desenvolvimento da doença, o tabagismo é o primeiro da lista. Segundo especialistas, a maioria dos pacientes portadores desse tipo de tumor, cerca de 90%, é tabagista.

Graziela Baptista, coordenadora de saúde bucal da Semus, faz um alerta para o que pode contribuir para a doença acontecer. “O consumo excessivo de bebida alcoólica e a higiene oral feita de forma inadequada também são fatores”, alerta, Graziela.

Pontos moeda