Saúde

Depressão: veja 12 alimentos que ajudam no combate a doença!

Alimentos ricos em serotonina, dopamina e triptofano aumentam o sentimento de felicidade das pessoas auxiliando no combate e tratamento da depressão

Peixe e batata são alimentos ricos em serotonina e formam uma bela dupla no combate a depressão

A depressão é caracterizada como um distúrbio afetivo e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atinge mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades no mundo. No Brasil, a estimativa é que 5,8% da população tenha a doença. Curiosamente, a alimentação pode ser uma aliada no combate e tratamento a depressão.

De acordo com o médico especialista em medicina laboratorial e pós-graduado em Nutrologia, Roberto Franco do Amaral, a alimentação é fundamental no controle da depressão e da ansiedade, pois está diretamente relacionada à produção de três neurotransmissores responsáveis pelo bom humor: a serotonina, a dopamina e o triptofano.

De acordo com o médico está comprovada a ligação entre o funcionamento do intestino e a liberação desses neurotransmissores pelo cérebro. Por exemplo, 70% da produção de serotonina, conhecido como neurotransmissor do prazer, é formado a partir do ambiente intestinal. Ou seja, existem alimentos que devem ser priorizados para que os neurotransmissores sejam ativados e deem a sensação de alegria. Assim como existem alimentos contraindicados para quem tem a doença.

"Os alimentos industrializados e processados como os enlatados, sucos artificiais, macarrão instantâneo, refrigerantes entre outros, possuem alto teor de sódio, açúcares e gorduras. Eles devem ser evitados e retirados 90% do cardápio diário de quem tem depressão", afirmou Roberto.

Confira a lista dos alimentos do bem:

Queijo;

Amendoim;

Castanha de caju;

Carne de frango;

Peixe (Pescada);

Ovo;

Ervilha;

Amêndoa;

Abacate;

Couve-flor;

Batata;

Banana.

De acordo com o nutrólogo é possível comprovar cientificamente elevação nas taxas dos neurotransmissores responsáveis pelo bom humor e melhora nos quadros clínicos dos pacientes após a mudança das práticas alimentares.

"Os alimentos do bem, ricos em serotonina, dopamina e triptofano são indicados também para quem passa pela fase que antecede a depressão, conhecido como 'sentimento de tristeza'. É preciso que o paciente tenha acompanhamento do nutrólogo e nutricionista integrado com o psiquiatra. A alimentação é um estilo de vida, esses alimentos precisam ser consumidos diariamente. E conforme apresentando as melhoras aparentais e hormonais, é possível reduzir o uso do medicamento", completou Roberto.

Pontos moeda