Saúde

Dieta queridinha de famosos promete emagrecimento rápido. Conheça!

Método PronoKal, adotado por celebridades como Sasha e Luciano Camargo, reduz o apetite e vai além da alimentação

Isadora Tega, do R7

Perder peso rapidamente é o sonho de muita gente, mas não é uma missão fácil. No entanto, uma dieta que vem ganhando cada vez mais adeptos - muitos deles famosos - promete ajudar no desafio.

Sasha Meneghel e Luciano Camargo são duas das celebridades que se renderam ao PronoKal, método, que, como explica a dra. Adriana Moretti, especialista pela Sociedade Brasileira em Endocronologia e Metabologia, vai muito além da alimentação.

"O PronoKal é um metodo multidisciplinar, sob prescrição médica, que conta com apoio de equipe nutricional, educador físico e coaching emocional. A base dele é a dieta cetogênica, de baixa caloria. O paciente ingere produtos que têm sabor e aparência de carboidrato, mas que são à base de proteínas de alto valor nutricional", afirma.

A rapidez na perda de peso tem uma explicação. Segundo a médica, quando alguém fica sem consumir carboidrato, ele utiliza todo o estoque de glicose armazenado no fígado. Em dois dias esse estoque termina, e a pessoa passa a usar a gordura como fonte de energia, produzindo os corpos cetônicos e entrando no estado de cetose. "A cetose tem muitas vantagens: além de emagrecer rápido, o paciente nao sente fome, melhora a resistência a insulina e, nas mulheres, melhora muito a celulite", esclarece ela.

As três fases

O método é dividido em três etapas, que funcionam da seguinte maneira, segundo dra. Adriana:

1) Ativa: é nessa fase que o paciente faz a cetose e irá perder 80 % do peso combinado com o médico. Ele começa consumindo somente alimentos da Pronokal com verduras e, aos poucos, a proteína animal vai sendo introduzida (carnes magras, aves, peixes ou ovo).

2) Adaptação fisiológica: é uma fase muito importante. O paciente sai do estado de cetose e os carboidratos vão sendo introduzidos gradativamente, começando por frutas, pão integral, grãos e cereais e, por último, as gorduras. É nessa etapa que ocorre a estabilização da secreção de hormônios que fazem o paciente sentir fome, para que esses hormônios (como a insulina, por exemplo) sejam secretados gradativamente. O paciente ainda perde peso, os 20 % que faltavam para atingir a meta estabelecida na primeira consulta.

3) Manutenção: nessa etapa é calculada a quantidade de calorias que o paciente deverá ingerir para manter o peso. Ele deve manter essa alimentação por dois anos - e será acompanhado pela equipe da empresa durante esse período. As calorias são calculadas individualmente de acordo com o sexo, peso final, prática de atividades físicas etc.

Diferenças entre a PronoKal e outras dietas

"São várias vantagens, mas vou citar as duas principais: em primeiro lugar, a perda de peso, como já dissemos, é mais rápida; sem fome e uma maior manutenção a longo prazo. Esses resultados são sustentados por dois estudos da empresa, que êxito muito maior que dietas hipocalóricas tradicionais. Além disso, é feito sem uso de medicação, e o paciente vai aprendendo a se alimentar adequadamente no que diz respeito a quantidades e qualidade, evitando o efeito ioiô. Outra vantagem é que o emagrecimento se dá 90% às custas de gordura. Ou seja, o paciente preserva a massa magra e, por esse motivo, preserva também o gasto metabólico basal. Esse é o segredo para evitar que o paciente recupere o peso", diz a especialista.

Alimentos PronoKal

Durante a primeira fase, o paciente deve ingerir alguns alimentos em pó produzidos pela própria empresa do método. "Existem alimentos da PronoKal que são prontos para consumo (iogurte, chips, torradas e biscoitos), que são em pó e precisam ser preparados. O preparo é muito fácil. No caso dos sucos, basta adiciona água gelada. Nas bebidas quentes (capuccino, achocolatados) basta adicionar água quente, bem como nas sopas. E os crepes e omeletes também: é só adicionar água e preparar em frigideira antiaderente. Fora as sobremesas, que saciam a vontade de doces dos pacientes. A gama de produtos é bem variada, e a PronoKal ainda promove eventos de culinária, que ensinam os pacientes a transformar os produtos", explica a médica. "O valor varia de acordo com o produto, mas um sachê custa em media R$ 25."

É possível perder até quantos quilos com a dieta?

"Quantos forem necessários para atingir um peso saudável. Tenho pacientes que tinham indicação para fazer cirurgia bariátrica e conseguiram com o método perder (e manter) 45 kg. Hoje, eles levam uma vida saudável e se livraram de doenças associadas à obesidade, como diabetes e hipertensão arterial. É possível perder 5 kg em 15 dias, 13 kg em dois meses e 20 kg em quatro meses", afirma dra. Adriana.

Pontos moeda