Saúde

Dificuldade no aprendizado da criança pode significar algum distúrbio

Questões atencionais, capacidades perceptivas, cognitivas, e até mesmo desordens psicológicas estão entre as causas

Em alguns casos a escrita costuma apresentar falhas e trocas de letras, como P por B e T por D.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em crianças que são muito inteligentes, mas não tiram boas notas na escola por terem dificuldades de ler e escrever. Em alguns casos, por exemplo, a escrita costuma apresentar falhas e trocas de letras, como P por B e T por D. 

Segundo dados de 2017, da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), cerca de 5% da população escolar tem dificuldades de aprendizagem.

Elas podem estar relacionadas a diversos fatores, tais como: habilidades que envolvem recepção ou expressão da linguagem oral, escrita, questões atencionais, capacidades perceptivas, cognitivas, e até mesmo desordens psicológicas.  

“Cada indivíduo pode ter um destes predisponentes ou até mesmo diversos associados. As trocas de letras podem estar envolvidas com a conversão inadequada do fonema pelo grafema (som e letra). Algumas também estão envolvidas com a percepção visual”, explicou a fonoaudióloga, Giullia Cristyne Matos Biluca. 

Em casos mais extremos, é de grande relevância que o profissional conte também a ajuda de psicólogos para ajudar na identificação dos problemas que afligem a criança. Esses episódios podem ser ligados à dislexia, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ou distúrbio do processamento auditivo. “Contamos frequentemente com a ajuda de neurologistas, psicólogos, psicopedagogos, e com a própria equipe escolar. A troca de ideias de todos os profissionais sobre o caso é indispensável para a evolução do paciente, e o tratamento é mais efetivo quando há a interdisciplinaridade”, comentou Giullia.

Assim que detectada a dificuldade, Giullia explica que são planejados objetivos específicos a serem alcançados sessão por sessão, com atividades lúdicas. Neste cenário, entre o papel da escola. “A equipe pedagógica tem papel importante tanto no processo de avaliação, quanto no terapêutico, pois a produção escolar da criança reflete o que tem sido abordado nas sessões fonoaudiológicas, bem como suas dificuldades”, ressaltou.

Atenção aos sinais

Além de equipe de profissionais, a família tem papel fundamental para o desenvolvimento da linguagem. A fonoaudióloga explica que observar alguns sinais, desde cedo, é crucial. “Deve-se observar, desde a primeira infância, as mudanças na linguagem oral, favorecer sempre a interação e comunicação da criança com o mundo à sua volta, e acompanhar sempre se a criança está produzindo aquilo que geralmente se apresenta na idade em que está. Ao observar qualquer tipo de atraso, é importante que a família procure um profissional qualificado, pois uma alteração não tratada no início do desenvolvimento da linguagem, pode resultar em uma alteração futura mais severa, e possível dificuldade na alfabetização.

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