Saúde

Emagrecimento: Aprenda a fazer o detox intestinal e elimine até 3 KG em três dias

Confira cardápio e receitas detox que melhoram o funcionamento do organismo

Se engana quem pensa que só os sucos fazem parte do cardápio detox. Carnes magras também podem se ingeridas durante o processo. 

O jornal online Folha Vitória lançou na terça-feira (21) a série de notícias Emagrecimento com o tema alimentação intuitiva. Na quarta-feira (22), publicou a segunda notícia com o tema dieta Low Carb, que garante eliminar até três quilos em uma semana. E nesta quinta-feira (23) você confere a terceira notícia com o Detox intestinal.

De acordo com a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), o detox é realizado por 19,1% das pessoas que fazem dieta e tem o intuito de eliminar os quilos indesejados de forma rápida. E, além de acelerar o metabolismo, o detox é excelente para a saúde do organismo e na recomposição dos nutrientes.

O QUE É O DETOX INTESTINAL?

É o processo de desintoxicação que remove as toxinas do organismo. 

O processo de desintoxicação é obtido através da limpeza do fígado e do intestino, o mau funcionamento desses órgãos tem influencia direta na carga tóxica, afetando os sistemas nervoso, imunológico e produzindo reações inflamatórias e disfunção neurológica, logo a realização de uma dieta detox e a utilização de alguns fitoterápicos são excelentes para melhorar o funcionamento do organismo, é o que afirma a nutricionista e fitoterapeuta Damylle Bueno.

O Nutrólogo Wesley Schunk aconselha que antes de começar qualquer tipo de dieta é necessário fazer o detox intestinal. "Eu costumo fazer a seguinte analogia. Imagina um aquário e a água dele totalmente suja. Nosso corpo é um poço de intoxicação. Não adianta você dar o melhor alimento inicialmente com essa água tóxica, suja. A gente inicia o detox que dura em torno de três dias mais ou menos, comendo comida viva, crua e frutas", explicou Wesley.

CARDÁPIO DETOX

Café da manhã
200 ml de Suco verde
½ fatia de Mamão
1 col de sopa de Aveia

Lanche da manhã
1 taça de salada de frutas
1 col. de sopa de linhaça dourada

Almoço
Salada verde crua à vontade
1 prato de legumes cozidos no vapor
1 porção de 100 g de filé de peixe ou frango grelhado ou assado

Lanche da tarde 1
200 ml Suco de abacaxi com hortelã

Lanche da tarde 2
1 fatia de melão
1 fatia de melancia

Lanche da tarde 3
100 ml de leite de soja com ou sem sabor sem açúcar

Jantar
1 prato fundo de Sopa de legumes com lentilha ou grão de bico

Ceia
100 ml de iogurte de soja
2 morangos
1 col. de aveia

RECEITAS

Salada de frutas– as frutas que estiverem disponíveis, se puder dê preferência para as cítricas – deve conter no mínimo 3 frutas.

Salada verde crua – deve ser composta por no mínimo dois tipos de folhas verde escuras + alface.

Suco verde

1 unidade de maçã

¼ de pepino

¼ de col de sopa de couve verde

1 col de sopa de espinafre

1 col de sopa de chicória

1 folha de hortelã

2 col de sopa de cenoura

100 ml de água.

Preparo: bata tudo no liquidificador, se julgar necessário acrescente mais água. Procure beber sem coar, mas se não conseguir tudo bem, ainda assim terá efeitos muito benéficos a sua saúde. Beba tudo o que a receita render.

Sopa detox verde

½ maço de acelga;

½ maço de escarola;

½ maço de espinafre;

½ maço de salsa;

½ maço de couve;

½ couve flor;

1 chuchu;

1 beterraba;

¼ repolho roxo;

200 g de lentilha cozida ou grão de bico

1 dente de alho picado;

1 colher de chá de azeite extravirgem;

1 litro de água;

2 colheres de chá de sal;

Temperos naturais a gosto;

Um pouco de orégano e alecrim.

Modo de preparo: Cozinhe a lentilha ou o grão de bico – defina se vai deixar com ou sem a casa – é mais nutritivo com a casca – reserve.

Em uma panela coloque o azeite e refogue o alho picado. Coloque o 1 litro de água e deixe ferver, em seguida adicione todos os ingredientes e misture bem. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos em fogo médio. Quando os legumes estiverem macios, adicione a lentilha ou o grão de bico que já foram cozidos e deixe harmonizar, desligue o fogo e adicione os temperos naturais. Espere a sopa amornar e bata tudo no liquidificador e sirva polvilhando orégano e alecrim a gosto. Caso prefira com pedacinhos é só não bater tudo, bata uma pequena quantidade e adicione à receita para deixar o caldo mais cremoso.

Estas informações fazem parte do Blog Saúde

SAIBA MAIS

Emagrecimento: fazer dieta engorda e alimentação intuitiva faz perder peso, dizem especialistas
Emagrecimento: Cardápio Low Carb garante perda de até 3 kg por semana

Pontos moeda