Saúde

Emagrecimento: Cardápio Low Carb garante perda de até 3 kg por semana

Alimentos que aumentam a produção de energia corporal estimulam a queima de gordura mais rápido

Os pratos Low Carb são apetitosos, mas exigem mais tempo de preparo, o que dificulta que muitos sigam a alimentação. 

O segundo tema da série Emagrecimento é Dieta Low Carb. E na terça-feira (21) a matéria publicada foi sobre Alimentação Intuitiva. Um conceito que visa uma relação mais saudável com o alimento e ensina as pessoas a conhecerem seus próprios corpos. De acordo com o conceito o correto é não fazer dieta e sim ter uma alimentação intuitiva. 

Então, nós vamos lhe desafiar a seguir a alimentação Low Carb por uma semana (não pense em dieta) e conseguir resultados. Dados da Associação Brasileira de Nutrologia mostram que uma pesquisa realizada em diversos consultórios do Brasil, em setembro do ano passado, identificou que 77% dos entrevistados já fizeram algum tipo de dieta por conta própria e 21,6% afirmaram estar em sua quarta tentativa.

Além disso, os dados refletem a dificuldade que milhares de brasileiros, principalmente as mulheres, enfrentam diariamente quando o assunto é emagrecimento. E, ainda de acordo com a pesquisa, a dieta Low Carb é a primeira mais realizada pelos entrevistados (30%).

O que é a dieta Low Carb?

Baseada em uma alimentação de proteínas e gorduras boas, a Low Carb é o consumo de carnes magras, frutas vermelhas - que possuem baixo índice glicêmico- e saladas. Além de garantir resultados rápidos na perda de peso, podendo chegar até a eliminação de 3 KG por semana, ajuda a melhorar os índices e controle de insulina, glicemia e regula o HDL (colesterol bom).

De acordo com o médico e Life Coach em emagrecimento, Hugo Migliorini, a Low Carb segue conceitos do início da humanidade, contrariando o discurso de “dieta da moda”, época onde o armazenamento de alimentos não era uma opção, e o acúmulo de gordura corporal nos transformavam em presas lentas e fáceis.

"Na Low Carb, introduzimos carboidratos em horários específicos, de acordo com a rotina do paciente, além das carnes e gorduras boas, para otimizarmos o ganho muscular utilizando a insulina como aliada", completou Hugo.

De acordo com a nutricionista Damylle Bueno, seguir essa base alimentícia não é uma tarefa simples. "Na Low Carb os alimentos não são portáteis, rápidos de preparar ou convenientes como as frutas, torradas, biscoitos, pães. Não são do tipo “peguei e fui”, requer cuidado no preparo. As melhores proteínas, as chamadas proteínas de alto valor biológico, possuem essas características e são as carnes, peixes, aves e ovos, mas também, é possível a utilização da proteína de origem vegetal como feijões, soja, castanhas, e outros”, explica.

Vantagens da dieta:

As proteínas dão sensação de saciedade diminuindo a fome. E é necessário que as pessoas entendam o seu corpo e saibam distinguir fome e vontade de comer, principalmente o desejo de ingerir carboidratos que irá surgir. (Nesse aspecto, devemos nos lembrar da alimentação intuitiva). 

É importante escolher as proteínas com sabedoria. Logo não utilize essa alimentação para excessos e consuma bastante água, com o aumento do consumo de proteínas o de água também deve ser aumentado.


Cardápio Low Carb para perda de peso

Café da manhã
1 Omelete de queijo minas
1 copo de leite ou leite de soja

Lanche da manhã
3 fatias de Peito de peru
1 pote de iogurte
3 colheres de castanha do pará

Almoço
1 bife de boi grelhado
1 prato de feijão
1 pires de carne de soja

Lanche da tarde
1 omelete de claras de ovos recheada com creme de ricota

Lanche da tarde 2
1 pote de iogurte natural
1 colher de aveia

Jantar
1 bife de frango grelhado
1 pires de salada verde crua

Ceia
1 pote pequeno de leite fermentado

Esse cardápio faz parte do Blog Saúde em Dia, no Folha Vitória.


Saiba Mais

Conheça a famosa Dieta da Proteína

Pontos moeda