Saúde

Emagrecimento: Dieta Dukan é perigosa, afirmam especialistas

Dieta é baseada em cem alimentos que se pode comer a vontade

15,7% dos entrevistados fazem a dieta Dukan

Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), os tipos de dietas mais realizadas são Cetogênica e Low Carb (30%), Detox (19,1%), Dukan (15,7%), Hiperproteica (13,3%) e Sem Glutén (12,9%).

O Folha Vitória lançou a série de notícias Emagrecimento no dia 21 de agosto, e nesta sexta-feira (24) irá falar sobre a dieta Dukan, visto que é a terceira mais realizada pelos brasileiros conforme os estudos realizados pela Abran. Contudo, especialistas fazem alerta para quem realiza esta dieta.

"Na Dukan existe uma promessa de comer quase tudo em algumas fases e ainda assim conseguir emagrecer. Mas é importante saber até onde isso faz bem e é uma opção saudável", explicou a nutricionista Damylle Bueno.

A nutricionista  conta que ela é embasada em torno de cem alimentos que se pode comer a vontade. Esse método se divide em fases, onde cada uma se propõe a uma ação no organismo pelo tipo de alimento que é ingerido. “Mas essa dieta não é equilibrada em energia, em fibras, minerais e vitaminas, pois cada pessoa estabelece o alimento e a quantidade que vai consumir e controla basicamente todo o processo” afirma a Damylle.

A dieta ainda se torna ainda mais perigosa por ser de fácil acesso. Visto que livros e internet oferecem todo o cardápio para meses e até anos. “Alguns seguidores em busca do emagrecimento acabam selecionando a fase que mais apresenta resultado no seu corpo e fica por meses com o mesmo cardápio, na maioria das vezes selecionam a fase de ataque que é muito proteica e gordurosa, o que pode causar problemas cardiovasculares, danos renais, dificuldade no transito intestinal, carência de vitaminas e minerais e dores musculares”, ressalta a nutricionista. 

Ainda de acordo com a nutricionista, diferente de outras dietas restritivas que são aplicadas com um objetivo por um tempo e devidamente monitoradas a fim de sanar um problema de saúde, esse modelo de alimentação Dukaniano é progressivo, trás riscos sérios a saúde, pelo tempo de restrição também não traz mudança de hábito consciente de um bom aprendizado, pois cerca de 80% das pessoas que realizaram a dieta Dukan recuperaram o peso em até um ano em todo o mundo.

Mesmo sendo uma dieta famosa não se trata de uma dieta aconselhável para seguir, mudar os hábitos alimentares refletirá diretamente na sua saúde então procure fazer da forma mais segura.

Pontos moeda