Saúde

Ingestão de alimentos deve ser feitas antes, durante e após o treino

Nutricionista informa o que consumir e como preparar os alimentos

Alimentos ricos em carboidratos complexos devem ser consumidos trinta minutos antes dos treinos. 

Uma dúvida comum entre as pessoas é o que comer quando for malhar. Tem gente que acha melhor não se alimentar antes ou depois do treino. Mas isso é um grande erro. Segundo a nutricionista Lysa Daros, é importante comer antes, durante e depois da atividade física. Mas o importante é saber o que ingerir.

“Predominantemente deve-se consumir carboidratos complexos (aveia, pães integrais, batata doce entre outros), pois eles serão absorvidos de forma mais lenta ofertando energia de forma mais gradual”, afirma a nutricionista.

O consumo desses alimentos deve ser 1 hora ou 30mim antes de se exercitar, assim quando o individuo estiver praticando a atividade física ele terá “energia” sendo fornecida.

Para começar a malhação é indicado tomar uma vitamina ou um smothie prétreino. Já na academia a pessoa pode beber um suchá (suco de melancia com chá de hibisco). “O chá de hibisco é vaso dilatador o que ajuda a oxigenar as células melhorando a chegada de nutrientes”, afirma a nutricionista.

Mas atenção, o suchá deve ser consumido aos poucos ao longo da atividade física e somente se você for praticar exercício por tempo prolongado. Para atividades menores que uma hora, a energia será proveniente da alimentação pré treino.

Assim que chegar da malhação, a sugestão da nutricionista é preparar uma crepioca. “O importante é fazer uma dieta predominantemente de carboidratos e proteínas. Mas não são todas as proteínas que são indicadas, tem que ser de rápida absorção. Desta maneira, algumas opções, que possuem um alto valor biológico, são as mais indicadas: queijo cottage, clara de ovo, leite desnatado, peito de frango”

Veja as receitas da nutricionista:

Pré treino

Vitamina ou Smoothie
100ml Leite Desnatado
100ml Iogurte Natural Desnatado
1 Banana Prata congelada
1 colher de biomassa de Banana Verde
Fio de mel
*se quiser pode substituir a biomassa de banana verde por uma colher de farelo de aveia

Preparo: Bater tudo no Liquidificador e está pronto.

Durante o treino - sucha hibisco

Ingredientes
100ml de chá de Hibisco Gelado
150g de Melancia Congelada
Fio de Mel

Preparo: Bater tudo no liquidificador e pronto! Não beber de uma só vez, ingerir aos poucos ao longo da atividade.

Pós treino- Crepioca

Ingredientes
1 ovo
2 colhes de tapioca
1 colher de queijo cottage
Queijo minas (proteína)
Geléia de damasco (carboidrato)

Preparo: Misture o ovo, a tapioca e o queijo cottage. Despeje em uma frigideira ante-aderente. Tampe por alguns minutos até desprender da frigideira. Coloque o recheio (queijo minas e geleia de damasco), feche a crepioca.

Pontos moeda