Saúde

Vila Velha investiga caso de grávida com suspeita de malária

Ela passou quatro meses na região de Nova Venécia, trabalhando na colheita do café. Assim que voltou para Vila Velha, começou a passar mal

Municípios empenhados no controle da doença | Foto: TV Vitória

Um novo caso suspeito de malária está em fase de investigação em Vila Velha. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, uma mulher de 25 anos deu entrada no Pronto Atendimento de Cobilândia, nesta segunda-feira (13), com sintomas suspeitos. Ela informou ainda que está grávida.

Segundo informações, a mulher mora em Vila Velha, mas ficou quatro meses na região de Nova Venécia, cidade vizinha à Vila Pavão. Ela teria ficado no local para trabalhar na colheita do café, retornando no último sábado (11) para casa. No domingo (12), ela começou a sentir febre.

Na semana passada, uma idosa foi diagnosticada com a doença após voltar de um passeio em Vila Pavão. O exame da primeira amostra de sangue de outro caso suspeito deu negativo. Segundo a prefeitura, uma nova amostra deve ser coletada ainda nesta terça-feira (14).

Grande Vitória

Segundo a Vigilância Epidemiológica de Cariacica, foi registrado um caso suspeito de malária, que segue em investigação. O paciente é um homem de 38 anos, morador do bairro Jardim Botânico. O primeiro resultado no exame de gota espessa de sangue foi negativo para a doença. O caso continua em investigação. O paciente esteve há cerca de um mês em Barra de São Francisco. Ele está internado em um hospital particular em Vila Velha.

O último caso confirmado da doença no município foi detectado em janeiro deste ano, em um morador do bairro São Conrado. Na ocasião, ele tinha 35 anos e esteve na região de Aracruz, provável local de infecção, causada pelo Plasmodium vivax, tipo menos agressivo da doença.

A prefeitura orienta que, caso algum morador tenha histórico de visita recente a um local de mata ou endêmico e apresente os sintomas, este deve procurar um dos Pronto Atendimentos do município, no trevo de Alto Lage (24 horas), Bela Vista (das 7h às 17h, diariamente) e Nova Rosa da Penha I (das 7h às 17h, diariamente).

No município de Serra, em janeiro deste ano, houve apenas um caso confirmado e para a forma branda da doença (vivax). Segundo a prefeitura, trata-se de um caso importado, ou seja, a pessoa se infectou fora do território da Serra.

De acordo com a prefeitura do município, foram reforçados junto às unidades de saúde os procedimentos para pacientes com sintomas de malária e a necessidade de notificação imediata à Vigilância Epidemiológica. Caso haja casos suspeitos, é feito bloqueio do vetor (mosquito) para impedir a transmissão. Nos finais de semana, há plantão para o caso de notificações, e se for o caso o município dispõe de remédios para o tratamento da doença.

Segundo a Secretaria de Saúde de Viana não há nenhum caso notificado da doença no município. Como prevenção, as agentes de endemias da Vigilância em Saúde estão percorrendo as áreas rurais do município, onde são feitas as buscas de sinais e sintomas da doença.

Nos casos suspeitos, o exame para identificação é realizado na hora e as devidas providências são tomadas. Com os demais funcionários de saúde, o município tem promovido sensibilização referente à situação epidemiológica do Estado.

Vila Pavão

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, afirmou que a situação de malária no Espírito Santo está controlada. O último boletim de casos positivos, enviado pela secretaria nesta segunda-feira (13), contabiliza um total de 120 casos, 24 deles em Barra de São Francisco e 96 em Vila Pavão, incluindo uma morte.

Todos os casos estão concentrados na região noroeste do estado. De acordo com a secretaria, a maior parte dos infectados já foi identificada e o problema é considerado controlado pelo órgão. Além do monitoramento das áreas de risco, a secretaria afirma que os profissionais da rede de saúde foram capacitados para o rápido diagnóstico da doença.

Pontos moeda