Saúde

Atriz pergunta em rede social 'como fazer cocô rápido'; especialista dá dicas para tornar as idas ao banheiro mais fáceis

Alimentos fibrosos, como folhas verdes, castanha e linhaça ajudam a aumentar o volume do bolo fecal, facilitando a evacuação

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução / Instagram
Maisa Silva causou alvoroço após pergunta polêmica em sua rede social. 

Muitas pessoas sentem desconforto ou possuem dificuldade para defecar. A ida ao banheiro, principalmente em locais públicos, torna-se uma situação desagradável, especialmente quando a pessoa precisa de mais tempo para conseguir evacuar. Diversos fatores estão relacionados com a constipação intestinal, desde alimentação, pouca ingestão de água e falta de exercícios físicos até problemas emocionais.

De acordo com o Portal R7, a atriz e apresentadora Maisa Silva, 17 anos, fez o seguinte questionamento aos seus seguidores em uma de suas redes sociais: "Uma coisa q me choca, são pessoas q conseguem fazer cocô rápido kkklkkk gente qual o segredo?". A postagem rendeu inúmeros conselhos e mostrou que essa dúvida é de muita gente.

De acordo com a médica presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), Sthela Murad, para garantir o funcionamento do trato intestinal é importante que as fezes sejam eliminadas, pelo menos, a cada três dias.

Para a médica, não é normal a pessoa ficar 30 minutos no banheiro, porque isso configura um quadro de constipação. "A pessoa tem que sentir vontade, ir ao banheiro e evacuar, sem esforços. Cinco minutos é o tempo ideal para defecar", explica a médica.

Forma correta de evacuar

Foto: Divulgação / Pexel

O ideal é evacuar a cada 24 horas. Dependendo do volume de alimentos consumidos, é normal também evacuar de duas a três vezes ao dia, como é o caso de homens ou atletas que precisam de um volume de comida maior.

O que fazer para melhorar o fluxo de evacuações

A nutricionista Estela Reginatto aconselha beber água de acordo com o seu peso. Para isso, segundo ela, é necessário um cálculo. "Multiplique 35 ml de água pelo seu peso. O resultado é o volume de água que você precisa consumir ao dia".

Exemplo: 65 x 35= 2.275 ml de água ao dia

Inserir na sua alimentação alimentos fibrosos, como folhas verdes, saladas em geral, castanha, óleo de coco, sementes como gergelim, abóbora e linhaça ajudam a aumentar o volume do bolo fecal.

Intestino saudável

"Um intestino saudável está com a sua microbiota repleta de bactérias boas, os chamados lactobacilos. Eles são responsáveis por manter o equilíbrio e a saúde do nosso intestino. Esses lactobacilos estão presentes no nosso intestino naturalmente e se proliferam na presença de alimentos como alho, cebola, alho poró, maçã, cacau em pó, biomassa de banana verde e castanhas (castanha de caju, castanha do Pará, nozes). Mas essas bactérias do bem também podem ser destruídas quando consumimos em excesso alimentos inflamatórios, como os refinados, que são os açúcares, refrigerantes, biscoitos e sucos açucarados", explicou Estela Reginatto. 

Facilitando as idas ao banheiro 

As pessoas não devem segurar o intestino, a menos que não tenha um banheiro disponível. Se o sanitário for acessível, ao sentir vontade, ela não deve segurar as fezes, pois o tempo parado no reto (parte final do intestino grosso) faz a fisiologia do cocô mudar e o deixa duro, dificultando sua saída e prolongando o tempo do processo.

Dicas para quem está há mais de dois dias sem evacuar

Dica 1. Colocar uma colher de sobremesa de óleo de coco no café, com um pouco de canela, todos os dias pela manhã. O óleo de coco é um potente auxílio quando consumido pela manhã, no seu café ou chá. Ele aumenta a permeabilidade intestinal e vai te ajudar a evacuar. Realize essa ação todos os dias pela manhã.

Dica 2. Suco laxante eficiente: uma laranja descascada em pedaços + 3 ameixas secas (deixar de molho em água quente por 2 horas) + ½ mamão papaya + 1 colher de sobremesa de óleo de coco (5 ml) + 100 ml de água gelada + 2 cubos de gelo. Modo de preparo: leve ao liquidificador e bata. Tome pela manhã, em jejum, até que seu intestino se regularize.

Dica 3. Biomassa de banana verde: melhora o funcionamento intestinal, pois o amido resistente, presente na biomassa, atua tanto como um probiótico, estimulando a proliferação de “bactérias do bem” no intestino, como pode contribuir para o crescimento dos microrganismos probióticos, que são as bactérias do bem.

Receita

- Separe 10 unidades de banana nanica bem verde. Lave uma a uma e deixe-as inteiras. Coloque na panela de pressão, cubra com água e deixe na pressão por 8 minutos. Apague o fogo e deixe dentro da panela fechada ainda por mais 8 minutos. Retire a casca e bata a massa no liquidificador, com um pouco da própria água do cozimento. Fica um creme bem grosso. Coloque na forminha de gelo e, assim que congelar, retire e coloque em um saquinho de plástico. Em seguida, retorne ao congelador. Use 3 vezes na semana. Essa biomassa pode ser usada no meio do feijão, vitaminas e sucos. Seu sabor não fica realçado.

*Com informações do Portal R7



Pontos moeda