Saúde

Especialista explica que cuidados para ter cabelos bonitos e saudáveis começam em casa

Autoestima e o descontentamento com a aparência são fatores de risco para depressão

Foto: Divulgação
Especialista esclarece que a água quente ajuda os tratamentos a penetrarem melhor nos fios 

Cuidar dos cabelos e manter as madeixas bem tratadas é fundamental para o bem-estar pessoal. A atenção com a higiene, o uso de produtos específicos e até a alimentação adequada ajudam a manter os fios saudáveis e a autoestima em dia.

A baixa autoestima e o descontentamento com a aparência são fatores de risco para depressão. O relatório mais atual da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a doença aponta que há 322 milhões de pessoas vivendo com esse transtorno mental no mundo e a prevalência maior é exatamente entre mulheres.

A boa notícia é que o tratamento para deixar os cabelos mais saudáveis começa em casa mesmo. A lavagem regular é a base da manutenção dos fios. “O ideal é que a lavagem seja feita com shampoo e condicionar para uso diário. Desmitificando o que é muito falado, a água quente não estraga o cabelo. Ao contrário, a temperatura mais alta ajuda os tratamentos a penetrarem melhor nos fios”, explicou o hairstylist Angelo Marx.

O tratamento e uso de produtos devem ser feitos adequadamente. Procurar um profissional especializado é importante na hora de fazer um processo químico ou de coloração, por exemplo. “Em 99% dos processos químicos caseiros há erro. A orientação profissional é indispensável e necessária para evitar danos, quedas, ressecamento, manchas, erros e insatisfação”, comentou Marx.

Ter hábitos saudáveis também é muito importante. O estresse, por exemplo, pode ser um fator de risco para a perda de cabelo, assim como a falta de vitamina D. “A prática de exercícios físicos, ter uma alimentação balanceada e tomar muita água são ações que ajudam no crescimento, força e brilho dos fios”, destacou Marx.

Pontos moeda