Saúde

Capixaba com varíola dos macacos que estava em Alagoas retorna ao ES

De acordo com dados divulgados na última quinta-feira (4), o Espírito Santo tem cinco casos registrados da doença. Todos os pacientes são homens e moradores da Grande Vitória

Foto: Divulgação

O jovem capixaba, de 22 anos, que testou positivo para a varíola dos macacos enquanto fazia uma viagem de turismo para Alagoas, já está no Espírito Santo. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Estado Nordestino. O governo de Alagoas informou que o rapaz que notificou as autoridades sanitárias capixabas, mas não esclareceu se o turista ficou isolado para evitar que transmitisse a doença para outras pessoas.

Já aqui no Estado, a Sesa informou que monitora o caso. A secretaria explicou ainda que o caso será notificado como de Alagoas, local onde foi feita a coleta do material e também atestada a confirmação. No Espírito Santo, até agora, cinco casos foram confirmados.

Todos são homens e moradores da Grande Vitória: Guarapari (1), Vila Velha (2), e Vitória (2). Todos que tiveram ou ainda estão com a doença têm entre 20 e 49 anos de idade.  Os dados foram divulgados na última  quinta-feira (4). Um novo boletim deverá ser divulgado nesta quinta (11). 

Conheça os sintomas da varíola dos macacos

Segundo as autoridades de Saúde, os sintomas mais comuns são, erupção cutânea, febre, dor de cabeça, sensação de fraqueza e calafrios. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já considera a doença emergência de saúde pública de alcance internacional.

*Com informações do repórter Lucas Henrique Pisa, TV Vitória/Record TV

Pontos moeda