Saúde

Equoterapia: projeto contribui para a saúde de crianças e adolescentes do ES

Atualmente, cerca de 65 famílias são atendidas pelo programa social do Regimento de Polícia Montada do Estado. Desafio agora é ampliar os atendimentos

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / PMES
Criança durante sessão de equoterapia

Uma terapia que proporciona diversos benefícios para a saúde, não só do praticante, mas também de toda a família. A Equoterapia, programa social do Regimento de Polícia Montada do Espírito Santo (RPMont), vem ajudando no desenvolvimento psicomotor de crianças e adolescentes com deficiência.  

Segundo especialistas, aos estar em cima do cavalo, o praticante precisa a todo momento ir se ajustando aos desequilíbrios provocados pelo andar do animal, pela troca de patas, quando está parado, ao movimento da cabeça ao olhar para os lados, entre outros pontos. Isso contribui para a melhora do equilíbrio, por exemplo. As sessões são acompanhadas de perto por uma equipe multidisciplinar formada por   psicólogos, pedagogos e fisioterapeutas.

No Estado, 65 famílias são atendidas gratuitamente pelo projeto da Cavalaria da Polícia Militar. Atualmente, o grande desafio é aumentar a capacidade de atendimento já que em todo o Espírito Santo são mais de 400 pessoas. Os cavalos são dóceis e habituados ao contato humano. 

Para participar do projeto, a criança ou adolescente precisa de indicação médica. Instituições parceiras, como a Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes), fazem a triagem de acordo com as vagas disponíveis.

Desde 1995 que o RPMont realiza as sessões de equoterapia. Desde então, cerca de 3.000 praticantes passaram pela terapia. Cada sessão dura 30 minutos. Os atendimentos acontecem na sede do RPMont, de segunda a sábado, das 8h00 às 17h00.

*Com informações do repórter Lucas Henrique Pisa, da TV Vitória/Record TV

Pontos moeda