• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente e especialista alerta sobre a saúde bucal infantil

  • COMPARTILHE
Saúde

16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente e especialista alerta sobre a saúde bucal infantil

Escova das crianças deve ser higienizada todos os dias com produtos que tenham ação antimicrobiana

Uso de gel dental pode ser feito  na primeira fase da dentição, mas em  quantidade pequena.

Quando o assunto são os cuidados com os dentes, o Brasil registra dados alarmantes. Segundo um estudo realizado pela Edelman Insights nesse ano, 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente, e 41,5% das pessoas com mais de 60 anos já perderam todos os dentes.

“A saúde bucal merece atenção especial já na primeira dentição. É fundamental escovar os dentes das crianças após as principais refeições e antes de dormir, sempre com movimentos circulares para massagear a gengiva”, ressalta Érika Vassolér, dentista e consultora de higiene bucal da Condor.

É comum ouvir que os dentes de leite não precisam de cuidados. No entanto, a perda do dente antes do tempo correto pode prejudicar a mastigação, a fala, dificultar a pronúncia de algumas palavras e atrapalhar o nascimento da dentição definitiva.

Cada período requer um tipo de cuidado. No caso dos bebês de até 6 meses, é aconselhável fazer o uso de cremes dentais indicado para a idade. E para criar o bom hábito da escovação regular, é importante oferecer às crianças produtos que, além de eficientes, sejam divertidos e com sabor agradável. 

O cuidado com a saúde bucal da criança também inclui o gel dental e na primeira fase da dentição, a quantidade deve ser bem pequena. O gel dental sabor morango, não possui flúor em sua formulação, ajudando na prevenção da fluorose (manchas brancas nos dentes causada pelo excesso de ingestão do flúor na primeira infância). 

Além do uso dos produtos certos, as mães devem ficar atentas à higienização das escovas dentais das crianças. “A escova deve ser higienizada todos os dias com produtos que tenham ação antimicrobiana, como os enxaguantes bucais, e deve ser guardada no armário para não ficar exposta e sujeita à contaminação”, conta a dentista.