Saúde

Álcool, alimentação e esporte: quais os impactos?

Bebida é uma das principais causadoras da cirrose, doença que paralisa o funcionamento do fígado

Álcool diminui níveis de testosterona, GH e melatonina comprometendo carreira de esportistas. 

O álcool é um grande vilão da saúde. Além das doenças como a cirrose, que gera a formação de nódulos e de fibrose, comprometendo ou paralisando o fígado, a bebida também gera dependência, interrompendo sonhos, carreira e laços afetivos. Além de comprometer o rendimento diário, uma vez que o álcool é responsável pela quebra do armazenamento de energia do corpo. 

E quando relacionado a fatores como alimentação e esporte, a bebida se torna uma vilã ainda pior. E esse foi um dos assunto de umas das palestras do Congresso Internacional de Nutrição realizado em São Paulo, o evento é considerado o maior de Nutrição Funcional do Brasil. 

Segundo a nutricionista Luíza Moulin, que participou do congresso, estudos comprovam que o excesso de álcool pode comprometer os estoques de glicogênio, e consequentemente comprometer a performance. A nutricionista reforça ainda que o consumo de álcool diminui níveis de testosterona, GH e melatonina, ou seja, mexe com hormônios, sendo prejudicial na perda de gordura e ganho de massa muscular.

Luíza faz o alerta para o consumo de álcool ligado a quantidade de comida ingerida simultaneamente. “Também é comprovado que quem bebe pode comer mais e normalmente a procura é por alimentos que não são saudáveis, como industrializados, embutidos, snacks e etc. O indicado é que ao fazer o consumo, que sejam em doses pequenas, como uma taça de vinho, ou uma lata de cerveja", completou a nutricionista.


Pontos moeda